Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

28 de outubro de 2016

Lidar com a crise

jana-lauxen_coluna-rgb Uma coisa é certa: haverá problemas no caminho. Não importa se você é homem ou mulher, homo ou hétero, baixo ou alto, rico ou pobre. Você terá momentos de dificuldade, seja no trabalho, na família, na vida pessoal. Em maior ou em menor grau, não há um único ser humano neste planeta que nunca tenha enfrentado uma adversidade em sua existência.
A diferença reside na maneira como cada um lida com a crise.
Alguns olham para o problema com olhos marejados e deprimidos, acreditando que não há solução. Outros encaram as vicissitudes com raiva e orgulho, ou com paciência e resignação, ou com indiferença e apatia, ou com resistência e teimosia, ou até com coragem e determinação. Cada pessoa reage ao problema de um jeito, e isso automaticamente muda o problema.
Conheço muita gente que, após passar por um enorme sufoco, saiu melhor e mais fortalecida. Da mesma forma, conheço outras que passaram por sufoco parecido, e sucumbiram, desistiram, pediram arrego.
Não é o problema em si, mas o modo como lidamos com ele que definirá o peso que este problema terá em nossa vida.
Penso que a forma mais inteligente de enfrentar uma adversidade é encarando-a nos olhos, de frente, buscando realizar uma leitura o mais lúcida possível da situação. Para daí então ir atrás da solução. Ou não.
Afinal, precisamos entender que, em alguns casos, não cabe a nós manipular, neutralizar ou eliminar a dificuldade enfrentada. Existem problemas que nos atingem e nos ferem, mas que não nos são permitidos resolver porque não estão ao nosso alcance.
Imagino que pessoas que lidam com a crise de um jeito saudável são aquelas que aceitam o que não podem solucionar, e tem coragem o bastante para solucionar o que podem.
E se mares mansos não fazem bons marinheiros, na próxima vez que um problema bater em nossa porta, vamos encará-lo de uma forma mais coerente e inteligente, ao invés de aumentá-lo ou diminuí-lo, deturpando a realidade conforme nossos sentimentos e emoções.
Porque haverá problemas no caminho, e a pergunta é: você está preparado?

TAGS: jana lauxen

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir