Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

4 de novembro de 2016

Câncer de próstata: uma morte a cada 40 minutos

Campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar a população masculina para a prevenção e o diagnóstico precoce
Campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar a população masculina para a prevenção e o diagnóstico precoce

 Novembro Azul: diagnóstico precoce é sinônimo de altas chances de cura. Saúde do homem é tema de bate-papo entre médicos e o comunicador Porã. Evento acontece dia 24 no bar Maktub

Mais de 61 mil novos casos de câncer de próstata devem ser registrados no Brasil em 2016, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Cerca de 6 mil deles serão no Rio Grande do Sul. A incidência anual é de 127 casos para cada 100 mil homens, assim, Passo Fundo deve ter pelo menos 130 novos casos de câncer de próstata diagnosticados neste ano. O índice é maior do que de câncer de mama nas mulheres (100 em 2016, em Passo Fundo). No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). São mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos.

Mesmo interpretando um papel tão importante na saúde masculina, ainda há um longo caminho a percorrer na conscientização para a prevenção e, por isso, em 2011 foi criado a campanha Novembro Azul. Em Passo Fundo, as ações de conscientização são realizadas pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Clínica Kozma e JR Comércio de Cimento.

Hoje, o movimento já é permanente e contempla a saúde integral do homem. Segundo o oncologista clínico do CTCAN, Dr. Alvaro Machado, a recomendação é fazer a primeira visita ao urologista a partir dos 50 anos de idade. Homens pretos ou com histórico familiar devem iniciar aos 45 anos. “Dependendo dos fatores de risco identificados durante a consulta, do exame da próstata (toque retal), que tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula, e do nível do PSA, será recomendado um acompanhamento individualizado para cada paciente”, explica Machado. A mortalidade é relativamente baixa comparando com outros cânceres, mas o diagnóstico precoce é sinônimo de imensas chances de cura.

Happy Hour Azul

Durante todo o mês a equipe médica do CTCAN irá realizar palestras e ações na região de Passo Fundo ressaltando a importância dos exames rotineiros e atenção à saúde. No dia 24, dentro da programação do Novembro Azul, acontece o Happy Hour Azul, um bate-papo sobre a saúde do homem envolvendo a comunidade e médicos, com a mediação do comunicador da Rádio Atlântida de Porto Alegre (RS), Porã.

- O principal objetivo é desmitificar o exame de toque e alertar os homens sobre câncer de próstata - ressalta Dr. Alvaro. Será a segunda vez que o CTCAN promove o evento, sendo aberto à comunidade, no Bar Maktub, a partir das 19 horas.

Hábitos saudáveis fazem a diferença

Além do câncer de próstata, outros tipos de câncer também merecem atenção. O câncer de pulmão, por exemplo, é o segundo câncer mais importante na população masculina no Brasil e no Rio Grande do Sul. São mais de 17 mil novos casos por ano no país e 2.500 no Estado.

- A recomendação é não fumar e, para aqueles que fumam, parar de fumar. Sempre vai haver benefícios em parar de fumar, em qualquer etapa da vida. Quanto antes, melhor - recomenda o oncologista.

Já o câncer colo-retal (intestino grosso) é o terceiro mais importante na população masculina com quase 17 mil diagnósticos a cada ano no Brasil e mais que 1.500 no Rio Grande do Sul. Conforme Machado, tanto o câncer de colo-retal como o câncer de próstata podem ser preveníveis com hábitos saudáveis de vida, como alimentação saudável, peso adequado e atividade física regular. O diagnóstico precoce do câncer de colo retal pode ser feito por meio de colonoscopia, preferencialmente, ou pela pesquisa de sangue oculto nas fezes, devendo iniciar aos 50 anos de idade se não houver fatores de risco específicos.

Infográfico mostra dados do câncer em homens
Infográfico mostra dados do câncer em homens

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir