Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

4 de novembro de 2016

O cão que nos habita

jana-lauxen_coluna-rgb Cada pessoa traz dentro de si dois cães: um manso e pacífico, e um raivoso e hostil. Estes dois cães nos habitam. Por isso, não há um ser humano neste planeta que seja somente bom, da mesma forma que não há um que seja somente mau.
Estes dois cães brigam diariamente pela liderança. E diariamente vence aquele que for mais fartamente alimentado. Esta decisão pertence a cada um de nós; é pessoal e intransferível. Qual cão você quer mais forte?
Falando assim, parece óbvio que é o cão do bem. No entanto, na prática, não é tão simples quanto parece. Porque o mal, apesar de ser o mal, traz algumas mordomias. Pessoas agressivas e cruéis também obtêm benefícios. Se você não possui moral e nem ética, por exemplo, pode conquistar muitas vantagens em seu trabalho e em sua vida, ganhar um monte de dinheiro, e alcançar uma posição de sucesso e respeito em sociedade. Pode, a gente sabe que pode.
E o bem, apesar de ser o bem, também pode trazer desvantagens. Pessoas honestas e pacificadoras são chamadas de tolas. Podem perder dinheiro, podem perder amigos, podem perder status, podem perder o emprego e o respeito. Podem, a gente sabe que podem. Pessoas que alimentam seu cão benevolente também sofrem privações.
Ou seja, escolher alimentar o cão certo nem sempre será sinônimo de felicidade e paz constante. A vida é complicada por isso: todo o mal traz benefícios, e todo o bem traz malefícios. Cada cão traz em si os lucros e os prejuízos provenientes das nossas escolhas, e daquilo que é prioridade para cada um.
Portanto, não creio ser incorreto dizer que o bem e o mal são tão próximos, que andam de mãos dadas. Estes dois cães que nos habitam não necessariamente são inimigos – apesar de brigarem o tempo inteiro. Acredito inclusive que, muitas vezes, eles dormem e brincam juntos.
Mesmo assim, um sempre será maior e mais forte que o outro: aquele que eu decidir alimentar.
Mas cuidado! Em um determinado momento, o cão que você alimenta todos os dias se tornará tão grande e tão forte, que tomará conta do pátio, e de ti, e você não terá mais qualquer controle sobre ele.
Então, pense bem em qual cão você quer ao seu lado. E o alimente.

TAGS: jana lauxen

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir