Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

26 de dezembro de 2016

Dante Graeff é homenageado com o Título de Cidadão Benemérito de Não-Me-Toque

O Plenário Otto Stahl recebeu autoridades, familiares e amigos de Dante Graeff, que aos 80 anos, recebeu o Título de Cidadão Benemérito de Não-Me-Toque, na noite 14 de dezembro, atendendo indicação do vereador Valdir Kirst (PP).A sessão solene presidida pela vereadora Paula Samuel van Schaik, contou com a participação de todos os vereadores e da prefeita Teodora Lütkemeyer. Os vereadores colegas de gestão de Dante Graeff - 1983 a 1989 - Canísio Heisler, Luiz Paulo Malaquias, Ingo Soder e Frederico Wentz compareceram para prestigiar o colega.

O homenageado preparou painéis que ficaram expostos no saguão da Câmara de Vereadores, com reportagens da época de sua atuação e alguns registros de seus trabalhos como engenheiro agrônomo e liderança comunitária e política.

- Sinto grande orgulho de ter escolhido a agronomia como profissão. Uma escolha feita ainda quando frequentava o Grupo Escolar, registrada em uma composição em que a professora pediu que escrevêssemos sobre nossos objetivos no futuro – destacou Dante Graeff no início do seu pronunciamento.

E foi como primeiro engenheiro agrônomo no município, que deixou marcas de seu trabalho em Não-Me-Toque, como a primeira exposição de milho, no ano de 1962, que serviu para a Agroceres recolher seus primeiros materiais genéticos para a pesquisa. Em 1953 liderou a organização da primeira feira agropecuária, no pavilhão da Cotrijal, depois veio a primeira Expoagri.

Teodora Lütkemeyer, Valdir  Kirst, Dante Graeff e Paula Samuel van Schaik
Teodora Lütkemeyer, Valdir Kirst, Dante Graeff e Paula Samuel van Schaik

No esporte, organizou os primeiros jogos infantis – individuais e coletivos –, mais tarde incluindo o rendimento escolar na competição. Lembrou de seu pai, Júlio Graeff, que foi o responsável pela construção do primeiro armazém de grãos em NMT, obra que marca o início da Cotrijal, organização a qual foi Diretor Secretário (vice-presidente), de 1961 a 1969.

- Quero partilhar esta homenagem com todos aqueles que convivi, na lavoura, no esporte e na política, porque se houve méritos, não são de apenas uma andorinha, são de todas – concluiu.

O vereador Kexinho, a presidente da Câmara e a prefeita Teodora reconheceram a contribuição de Dante Graeff, relatando fatos que enaltecem sua contribuição e justificam a distinção como Cidadão Benemérito de Não-Me-Toque conferido. A sobrinha Juliana Graeff, presente na solenidade que homenageou Dante Graeff, lembrou um de seus feitos:

- O tio Dantinho criou os jogos escolares e nós ajudamos a fazer as medalhas, de papelão, que foram entregues para cada estudante participante. Ele via no esporte uma oportunidade para estimular a juventude a ter objetivos.

Dante Graeff recebeu com bom humor a homenagem e
Dante Graeff recebeu com bom humor a homenagem e

Histórico
Dante Graeff nasceu em Não-Me-Toque no dia 8 de julho de 1936, filho de uma das mais tradicionais famílias de colonizadores do município. Desde 1989 reside em Campo Grande (MS).Participou do primeiro Ato Público para emancipação de Não-Me-Toque. Junto com seu primo Miro, mobilizaram todos os moradores da vila para a primeira reunião emancipacionista, no Clube União.

Engenheiro agrônomo, projetou, confeccionou e distribuiu dezenas de Réguas Nível, que eram manejadas pelo próprio agricultor, proporcionando aceleração da conservação do solo. Representante da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, onde com demais colegas do Instituto Agronômico do Sul, organizou as primeiras normas para produção de sementes de trigo fiscalizada.

Junto com Theobaldo Roos, participou da comissão que entre 1960 e 1961 percorreu, com sucesso, o interior do município, visando o aumento do quadro social de capital da Cotrijal. Foi Diretor Secretário (vice-presidente), de 1961 a 1969. Iniciou no Departamento Técnico junto com o coordenador, José Walter Mumbach, e proporcionaram o retorno do engenheiro agrônomo Irmfried Schmiedt à Não-Me-Toque, que veio se tornar presidente da cooperativa.

Foi eleito 2º secretário do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, no ano de 1970.Foi eleito vereador para a legislatura de 1983 a 1989. Foi autori do projeto de lei (1983) que instituiu o concurso para escolha do lema promocional de Não-Me-Toque, que resultou na denominação Jardim do Alto Jacuí. No Esporte Clube Colorado foi. Teve participação marcante como incentivador do esporte em Não-Me-Toque, como atleta, treinador e presidente do Colorado, e também como idealizador dos primeiros jogos escolares.

Placa recebida da Câmara ao homenageado
Placa recebida da Câmara ao homenageado

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir