Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

30 de janeiro de 2017

Conselho Regional atualiza contadores sobre a declaração de renda e informações sociais

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) realizou palestra apresentada pelo contador Marcio Quadros, na manhã de terça-feira (24), no Auditório da Prefeitura de Não-Me-Toque. No roteiro da apresentação informações atualizadas sobre Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) e Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Aristeu Kochen, o evento reuniu 25 profissionais registrados no CRC formado por contadores, técnicos, colaboradores da área de recursos humanos e acadêmicos de Ciências Contábeis.
- A palestra aborda o assunto de momento para quem trabalha diretamente com a contabilidade de empresas e pessoa física, focando nos prazos de entrega nos meses de fevereiro e março para Dirf e Rais – ressaltou Aristeu.
Segundo o palestrante, a Dirf é uma declaração para fazer cruzamento com as demais informações pela Receita Federal . Essas informações cruzadas são as declarações de imposto de renda de ajuste anual de pessoa física, com todos os outros tipos de declarações enviadas pelos próprios contadores.
- O cruzamento de informações pode ser feito somente pela Receita Federal através da área de tecnologia de informação, fazendo uso das informações DIRF (Declaração do IR Retido na Fonte), DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) e DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias), documentos obrigatórios realizados por contadores – explicou.
Quadros esclareceu que a Rais serve de balizador para os institutos de pesquisa do governo para indicar o nível de emprego, parâmetro para concessão de benefícios, como: previdenciário, aposentadoria, direitos por acidente e morte. Foi apresentado na palestra conceitos, objetivo, clientes obrigados apresentar a Dirf 2017, pessoas dispensadas da apresentação, informações a serem prestadas, declaração retificadora, penalidades, guarda e cruzamentos das informações.
O prazo de cruzamento da Dirf será no dia 15 de fevereiro, porém, segundo Aristeu Kochen, os escritórios de contabilidade, por exemplo, ainda estão aguardando a liberação de um programa para fazer a declaração do imposto, que deverá ser disponibilizado pela Receita Federal. O limite da Rais é dia 17 de março.

Os participantes do evento doaram um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação será entregue à Apae no retorno as aulas.

Profissionais da área contábil de empresas e de escritórios participaram do evento de atualização
Profissionais da área contábil de empresas e de escritórios participaram do evento de atualização

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir