Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

10 de fevereiro de 2017

Rede Municipal está pronta para iniciar ano letivo

 

reporter@afolhadosul.com.br
Felipe Keller

Município atende demanda obrigatória para crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil

As escolas de Educação Infantil da rede municipal iniciam atividades na próxima terça-feira, dia 14. As quatro instituições de ensino vão receber crianças de zero a 3 anos de idade e de 4 a 5. Segundo a Secretaria de Educação, as quatro Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) estarão em funcionamento: Arlindo Hermes, Ciranda da Alegria, Infância Feliz e Pequeno Polegar. Os alunos do Ensino Fundamental iniciam as aulas na quinta-feira, dia 16, em quatro escolas na cidade e duas no interior.

Equipes diretivas passaram por capacitação como parte dos preparativos do ano letivo
Equipes diretivas passaram por capacitação antes do inicio do ano letivo. (Foto: Prefeitura)

A secretária de Educação, Eli Xavier Donatti, afirmou que o cenário da educação do município é de mais demanda do que de vaga para crianças de 0 a 3 anos, mas que não é obrigatório o município atender totalmente essa demanda. A obrigatoriedade está para os alunos de 4 e 5 anos, que frequentam a pré-escola, a qual o município está conseguindo absorver a totalidade da demanda.

Secretaria de Educação Eli Xavier Donatti
Secretaria de Educação Eli Xavier Donatti

O Governo Municipal está construindo uma nova escola para a Educação Infantil, no loteamento Porto Belo, que ajudará, mas não resolverá o problema. De acordo com Eli Donatti, a expectativa para receber a obra pronta é para segundo semestre deste ano. Hoje, encerram as matrículas, mas as inscrições permanecem abertas durante todo o ano.

- O novo prédio vai ampliação de vagas, mas as crianças atendidas na Ciranda da Alegria serão transferidas, porque o locador solicitou o imóvel e não deseja renovação do contrato de aluguel – explicou.

 Início do ano letivo

Antes de iniciar o ano letivo a Secretaria da Educação organizou capacitação para os professores, motoristas, funcionários e auxiliares de serviço geral. Com o remanejamento de departamentos para criação da Secretaria de Cultura Desporte e Turismo, segundo a secretária, não houve perda de recursos. O orçamento total é de R$ 17.762.600,00. O valor envolve despesa e investimento sendo o maior entre as 11 secretarias municipais.

Transporte escolar
A Secretaria da Educação está fazendo recadastramento de todos os alunos que utilizam o transporte escolar e cada aluno estará identificado com uma carteirinha.
Em torno de 1.750 alunos estão matriculados no sistema municipal de ensino. Três escolas oferecem turno integral, que são: Santo Antônio (jardim e 1º ao 4º ano); Valdomiro Graciano (Jardim e 1º ano); e Ernesto João Cardoso (Jardim e 1º ao 2º ano).

Uniforme
Entre os investimentos previstos está a distribuição de uniforme escolar para alunos que estudam na rede pública municipal; ampliação do turno integral; qualificação profissional e manutenção da estruturada física das escolas, que apresentam ótima condição.

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir