Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

13 de março de 2017

Agricultura Familiar em destaque na Expodireto

Detalhes do Programa que beneficia 10 mil famílias ao ano no Rio Grande do Sul foram discutidos nesta quinta-feira (09/03), em Não-Me-Toque, durante a Expodireto. Lançado em junho do ano passado pelo Governador José Ivo Sartori, o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar será desenvolvido no Estado até o final de 2019. “O Programa de Gestão foi implementado numa ação da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo) e Emater, com intuito de acompanhar mais de perto indicadores econômicos sociais, e ambientais das propriedades, visando maximização do uso dos recursos disponíveis”, explicou o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Lino Moura.

O encontro desta quinta-feira, em Não-Me-Toque, foi prestigiado pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Não-Me-Toque, Pedro Nienow, e Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto.

“Eu sei que a Emater sempre trabalhou, ao longo destes 61 anos, com assistência técnica e extensão rural”, disse o secretário da SDR, Tarcísio Minetto.

Contudo, Minetto destacou o atual foco do Programa.

“Quando se fala em gestão sustentável, está se levando em conta, primeiro, a sustentabilidade sob o ponto de vista financeiro e econômico. O empreendimento tem que dar retorno sob o ponto de vista econômico e financeiro, respeitando a natureza, o meio ambiente”, disse o secretário da SDR.

O coordenador estadual do Programa, extensionista da Emater/RS-Ascar Célio Colle, explicou como funcionam as quatro etapas do Gestão. “Conhecer o programa, elaborar um diagnóstico socioeconômico e ambiental, elaborar um Plano de Gestão e, por último, executar esse Plano”, disse Colle.

Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar
Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar esteve em debate

Experiências
Agricultores familiares da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí contaram os benefícios do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. “Meu deus do céu, se valeu a pena? Valeu muito a pena”, disse o agricultor de Salto do Jacuí, Márcio Rodinei Alves Maciel. Há quase um ano no Programa, Maciel se emociona quando conta um dos resultados mais recentes. “Meu filho, Marcos, de quinze anos, foi estudar na Escola Familiar Agrícola de Vale do Sol. É uma realidade que, antes deste Programa, a gente não tinha”, disse ele.
Em Salto do Jacuí, a Família Maciel é atendida pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Tânia Treviso, Angela Quevedo, Adeleir Pedrassani, Alan Pacífico Pereira, Dionísio Treviso e Leandro Carvalho.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir