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Notícias

7 de abril de 2017

Deputado Jerônimo pede mobilização pela permanência da BR 386 permanecer no bloco de concessões do Estado

Concessão pode ficar onde rodovia já recebeu investimentos
Concessão pode ficar onde rodovia já recebeu investimentos

Fortalecer a mobilização regional em prol de um novo modelo de pedágios trouxe o deputado Jerônimo Goergen (PP) à região nesta semana. O encontro com lideranças ocorreu no gabinete do prefeito de Carazinho Milton Schmitz, com representantes de sete municípios da região, na segunda-feira (03). De Não-Me-Toque participaram o vice-prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa e o secretário de Cultura, Desporto e Turismo Valdir Alberi Kirst.

De acordo com o deputado a Agência Nacional de Transportes Urbanos ANTT pode deixar a BR-386 fora do bloco de concessões no RS. Goergen informou que foi criado um grupo de trabalho com representantes de Lajeado, Montenegro e Carazinho que vai dizer, se há interesse na concessão da BR-386 e qual seria o valor adequado para o pedágio.

- Precisamos entrar com força no grupo inclusive com participação dos três Conselhos Regionais de Desenvolvimento.  A região precisa definir o que vai querer. De Soledade para baixo ficamos de fora do grupo. A região precisa estar presente na reunião de sexta na ANTT e exigir a discussão do pedágio – orientou o deputado.

Na primeira reunião do Grupo de Trabalho formado por líderes dos vales do Taquari, Caí e Alto do Botucaraí ocorreu na sede da Secretaria de Transportes, em Porto Alegre, e gerou novas perspectivas para as concessões.  Os técnicos da ANTT excluíram da proposta a praça de Santa Catarina, transferindo essa para a BR-101. Sobre a BR-386, a sugestão dos Coredes é transferir um dos quatro pedágios para a “Rodovia do Parque.” A Agência se comprometeu a calcular e modular a possibilidade de ampliar a concessão até Iraí.

Pela proposta original, serão concedidos 260 quilômetros da BR 386 à iniciativa privada entre Canoas e Carazinho. Já os 180 quilômetros restantes, entre Carazinho e Iraí – um dos piores trechos da pista simples da rodovia federal - não fazem parte do projeto de concessão anunciado pelo Ministério dos Transportes. A ANTT já iniciou inclusive novos estudos para reduzir os valores das tarifas. Tarifa Única é outra proposta. Hoje a previsão é cobrar R$ 7 em Montenegro, R$ 11 em Fazenda Vila Nova, R$ 9,50 em Soledade e R$ 8,60 em Tio Hugo.

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