Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

24 de maio de 2017

Fábio Brentano atua como árbitro na Federação Gaúcha de Vôlei

Felipe Keller/reporter@afolhadosul.com.br 

O professor de educação física, Fábio Brentano, árbitro há 25 anos, é juiz especializado na arbitragem de jogos de vôlei, em eventos organizados pela Federação Gaúcha de Voleibol (FGF). No dia 1º de maio, apitou Festival no Mercosul de Vôlei, em Novo Hamburgo, promovido pela federação, onde teve a oportunidade única de aprendizado e de trabalhar com árbitros conceituados do vôlei.

Fábio tem forte identificação com a modalidade esportiva, sendo idealizador da Copa Não-Me-Toque de Voleibol, que este ano, na terceira edição, reuniu mais de 200 atletas e um público significativo, especialmente para Não-Me-Toque, uma cidade extremamente focada no futebol, com nenhum incentivo para outras modalidades. Arbitro com formação na FGF, Brentano avalia que o vôlei vive momento positivo de crescimento.

Professor Fábio Brentano apitou Festival no Mercosul de Vôlei no início de maio
Professor Fábio Brentano apitou Festival no Mercosul de Vôlei no início de maio

- O nível mundial vôlei está crescendo e no Brasil nota-se um trabalho coeso das federações, Confederação e dos clubes – destacou.

Especialista em vôlei, o professor Fábio também apita futsal e futebol sete. Para quem gosta da atividade, dá seu incentivo, inclusive para as mulheres.

- Podemos observar a presença das mulheres com conceituada atuação na arbitragem de diversas modalidades esportivas, inclusive no âmbito esportivo internacional – afirmou.

Para se tornar um árbitro, é preciso consultar a respectiva federação para conhecer as exigências. A federação estadual de vôlei exige a formação acadêmica, diferente do futebol.

- O primeiro aspecto é gostar do esporte, depois procurar a federação. O vôlei exige estudos de três etapas teóricas e mais uma prática. É preciso estudar muito e depois trocar experiência – comenta.

Como foi na Taça do Paraná de 2015 em São José dos Pinhais, quando teve a oportunidade de atuar com árbitros da Superliga de Vôlei. Fábio destaca ainda que a arbitragem dentro de um conceito geral no vôlei trabalha na mesma linha desde gestos e decisões, o que limita a interpretação de lances.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir