Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

29 de maio de 2017

Cresce movimento para formação do país Sulista

João Schuch e Gislene da Paixão, em visita à redação do jornal A Folha, divulgam ações do movimento na região

Movimento convoca para manifestação no dia 3 de junho, em todas as cidades

João Paulo Schuch, superintendente do Estado do RS do Movimento O Sul É O Meu País, e Gislene Paixão, coordenadora na Micro Região Não-Me-Toque, percorreram a região para divulgar os passos do movimento, buscar adesão da população e assinaturas para dois  Projetos de Lei de Iniciativa Popular. No dia 12 de maio, estiveram na redação do Jornal A Folha.
O movimento O SUL É O MEU PAIS é uma associação cívico-democrática, suprapartidário, sem fins lucrativos, ou sectarismos social ou religioso, com a finalidade principal de elaborar estudos e organizar debates livres para avaliar as possibilidades, pacíficas e democráticas, de autodeterminação do povo sulino: PR, SC e RS.
O movimento, que acaba de completar 25 anos de existência justifica a busca pela secessão do Brasil a má distribuição dos impostos. Brasília fica hoje com 80% da arrecadação dos estados do Sul. Sem contar que dos 28 estados federados apenas 14 contribuem efetivamente aos cofres brasileiros.
Uma das ações mais concretas que o movimento já realizou foi a consulta popular, em 2016, denominada Plebisul. De acordo com a organização, ao todo votaram 616.917 eleitores nos três Estados. Destes, 95,74% disseram sim a pergunta “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”. As opções para a resposta na votação foram Sim e Não.
- Infelizmente, não conseguimos ter urnas em todos os municípios por falta de voluntários - ressaltou Gislene Paixão, coordenadora de Não-Me-Toque.
Neste mês de maio, os separatistas lançaram o primeiro Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP), que visa coletar assinaturas para a formação de um Bloco Sul Brasileiro, que dará ciência aos parlamentares atuais e futuros, da necessidade de formatar as políticas públicas, científicas e educacionais, comuns à Região Sul, no sentido de unificar e fixar estratégias sociais, econômicas, políticas e culturais e implementar um Tratado Regional por meio de lei formando assim um único Polo Regional. Esta ação prossegue até setembro/2017.
Para este ano de 2017, também está prevista nova consulta popular com data já marcada para 7 de outubro.
- Queremos disponibilizar urnas em 100% dos municípios e para isto estamos conclamando ao povo sulino que seja voluntário. Que venha participar conosco e ajudar formar um novo país longe de toda essa crise que só cresce a cada dia - destaca o superintendente do movimento do RS.
Paralelamente à ação de outubro/2017 será iniciada uma nova coleta de assinaturas, o 2º PLIP, para exigir dos parlamentares um Plebiscito Oficial, homologado pelo Superior Tribunal Eleitoral (STE), que visa buscar o reconhecimento definitivo do Sul como um povo independente do Brasil.
- A partir daí então teremos o apoio da Unrepresented Nations and Peoples Organization (UNPO), que é o órgão internacional que oferece representatividade os Povos sem representação junto à Organização as Nações Unidas (ONU), onde o Brasil tem acordos internacionais desde 1993 que estão acima da nossa atual |Constituição - complementou João Schuch.
A visita conjunta da coordenadora micro regional e do superintendente estadual do movimento na região também tem o objetivo de convidar a população em geral para se tornar voluntária e somar esforços na busca pela liberdade do povo sulista.
Para se tornar voluntários acesse www.sulista.org e cadastre-se.
- Você também pode ser um associado e colaborador acessando www.sullivre.org site que disponibiliza muito mais informações – convida Gislene da paixão.
Para assinar a PLIP, informações ou formar uma comissão municipal em uma das cidades que compreende a micro região - Não-Me-Toque, Lagoa dos Três Cantos, Tio Hugo, Victor Graeff, Tapera, Selbach e Colorado - deve procurar a coordenadora regional, Gislene Paixão em Não-Me-Toque ou através do whatszap 54 99669-3590 ou ainda nas redes sociais https://www.facebook.com/gislenedapaixao.

Movimento convoca manifestação para dia 3 de junho

"Neste dia 3 de junho contamos com você ai na sua cidade para a manifestação do Movimento O Sul é o Meu País. Vá a Praça Central de seu município, leve e estenda uma grande faixa com a nossa palavra de ordem: BASTA DE BRASÍLIA - O SUL É O MEU PAÍS. Será um grande momento para distribuirmos adesivos, panfletos explicativos e fazer um baita trabalho de conscientização do nosso povo - convoca Celso Deucher, jornalista, professor, um dos líderes do Movimento O Sul É Meu País.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir