Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

2 de junho de 2017

Não-Me-Toque decreta situação de emergência

Jaques Petry | Assessoria de Comunicação Prefeitura de Não-Me-Toque

Os 187mm de chuvas num único dia deixaram rastro de prejuízos

Na quinta-feira (1º), o prefeito Armando Roos anunciou que Não-Me-Toque é mais um dos municípios gaúchos a decretar situação de emergência devido à chuva que atinge o Rio Grande do Sul há 10 dias ininterruptamente. Segundo os registros de meteorologia da Cotrijal, desde o dia 18 de maio foram registrados 440mm de precipitação em Não-Me-Toque, sendo 185mm registrados somente no dia 27 de maio. O grande volume de chuvas ultrapassa o dobro da média mensal, que é de 167mm. O excesso de chuva causou danos severos nas vias rurais, causando inúmeros transtornos ao transporte escolar, escoamento da produção leiteira e ao trânsito dos moradores.

Conforme levantamento feito pela Defesa Civil local e Secretaria de Obras, foram danificados aproximadamente 400km de estradas. Foi constatado, também, danos estruturais em três pontes, uma na comunidade de Bom Sucesso, outra na comunidade de São Roque, e na comunidade de Posse São Miguel, além de avarias na estrutura de outras pontes, porém em menor intensidade. Os prejuízos ainda estão sendo calculados pela Secretaria de Obras, porém são estimados em mais de R$ 2.000.000,00.

- O volume de chuva intenso em um período curto de tempo causou grandes estragos principalmente no interior. Ainda estamos calculando os prejuízos causados e planejando ações emergenciais para dar condições de trafegabilidade aos produtores assim que o tempo permitir - comentou o Prefeito Armando.

Estradas precisarão de força-tarefa

A situação das propriedades rurais ainda não foi avaliada. Produtores de leite estão com dificuldades de manejo do gado, pastagens não se desenvolvem e o plantio de inverno está atrasado, podendo interferir nas lavouras de verão.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir