Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

17 de julho de 2017

Região celebra os 20 anos da Rota das Terras Encantadas

Municípios envolvidos comemoram 20 anos de ações voltadas para o turismo regional

 Os 20 anos de história da Rota das Terras Encantadas foram comemorados no dia 7 de julho, em Fortaleza dos Valos. Além do aniversário, os convidados prestigiaram a escolha da nova corte de Senhoritas Turismo.

O evento contou com a presença da prefeita de Fortaleza dos Valos, Márcia Rossatto Fredi, do prefeito de Saldanha Marinho e presidente do Comaja, Volmar Telles do Amaral, a diretora de Turismo da Rota, Carolina Lopes de Borba, que tem 12 anos de trabalho junto ao departamento de turismo do consórcio. De Não-Me-Toque estiveram presentes o vice-prefeito Pedro Paulo da Rosa, o secretário de Cultura, Desporto e Turismo, e uma delegação que veio prestigiar a entrega da faixa pela Senhorita Turismo Rubieli Kramer.

Prefeito de Saldanha Marinho e presidente do Comaja, Volmar Telles do Amaral

Após agradecer a homenagem e falar sobre este momento tão importante para o turismo regional, Carolina convidou a equipe do Comaja e os demais convidados para celebrarem os 20 anos com um brinde.

A diretora de Turismo da Rota, Carolina Lopes de Borba, foi homenageada pelos 12 anos de trabalho junto ao departamento de turismo do consórcio

Um dos momentos mais esperados da noite foi a escolha da corte de Senhoritas Turismo da região. Dentre 14 belas candidatas, a nova Senhorita Turismo é Amanda Junges Derlam, novamente de Não-Me-Toque; Primeira Princesa é Bruna Guedes, de Ibirubá; e a Segunda Princesa Priscila Danzmann, de Cruz Alta.

Após o jantar e apresentação da nova corte, o evento foi animado pela banda Eletrobaile.

O presidente do Comaja destaca que este momento que a Rota das Terras Encantadas está vivendo é uma vitória de todos os municípios que integram o departamento de turismo do consórcio.

- Acreditamos juntos no potencial turístico dos municípios, formamos rotas em conjunto, e mostramos para todos como essas terras têm valor. Valor pela beleza, valor pela cultura, valor pelas maravilhas da natureza, valor pelas terras encantadas que vibram em conjunto uma história de 20 anos - destaca Volmar.

Corte que entregou a faixa com as 14 candidatas

Turismo como fonte de desenvolvimento

Foi através da união do poder público e da iniciativa privada, que o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Condesus Rota das Terras - foi fundado no dia 7 de julho de 1997. Na busca pelo fortalecimento regional, em janeiro de 2010 o Condesus integrou-se ao Comaja, formando assim uma parceria de sucesso.

Desde 2009, a Rota das Terras Encantadas integra a 11ª Região Turística do Estado do Rio Grande do Sul, título recebido pela Secretaria Estadual de Turismo.

Através de seus municípios consorciados, a Rota das Terras Encantadas oferece, além do turismo rural, turismo de conhecimento, de negócios, de eventos, de lazer, cultural e gastronômico.

Conforme a Diretora de Turismo Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes de Borba, no momento é preciso dar continuidade nos trabalhos de planejamento turístico da região, ou seja, iniciar a municipalização do turismo. Nesta etapa serão realizados diversos trabalhos junto aos 16 municípios que integram a Rota.

- Vamos trabalhar o planejamento com as novas administrações. Queremos organizar os municípios para que possamos seguir um planejamento regional, também vamos oferecer qualificações, após o levantamento da necessidade de cada município - salientou.

O planejamento vai focar a divulgação do potencial da região. Por isso, em setembro a Rota das Terras Encantadas participa de uma exposição no Museu da Amargs em Porto Alegre. A data ainda está sendo definida com a Secretarial Estadual de Turismo.

Luciano Gaspar – Assessoria de Comunicação Comaja – Rota das Terras Encantadas

Segunda Princesa Priscila Danzmann, de Cruz Alta, Senhorita Turismo Amanda Junges Derlam, Não-Me-Toque, Primeira Princesa Bruna Guedes, de Ibirubá
Corte 2015-2017: 1ª Princesa Raela Silveira, Senhorita Turismo Rubiéli Kramer e 2ª Princesa Aniéli Hermann

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir