Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

25 de julho de 2017

Memorial do Legislativo facilita o acesso a informações e documentos do Parlamento gaúcho

Por: Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias AL  | 21/07/2017

Localizado na rua Duque de Caxias, no atual número 1.029, o prédio começou a ser construído entre 1769 e 1772 e foi concluído em 1790 para abrigar a Antiga Provedoria Real da Fazenda. Mais notadamente, a partir de 1835, passou a ser sede da Assembleia Legislativa Provincial, precursora da Assembleia Legislativa. Foi sede do parlamento gaúcho por 132 anos, até 19 de setembro de 1967, quando foi realizada a última sessão plenária ali. Desde 30 de junho de 2010, sedia o Memorial do Legislativo gaúcho, que abriga o acervo arquivístico da Casa.

Integrante do Programa de Preservação e Resgate da Memória Institucional da Assembleia Legislativa (PREMIAL), o Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul desenvolve uma série de serviços e ações voltados à população. Além das visitas guiadas, o órgão oferece ao público diversas ferramentas que facilitam a pesquisa e o acesso a informações e documentos sobre a História do Parlamento gaúcho. É o caso do Gerenciamento Eletrônico dos Anais da Assembleia Legislativa, que desde maio, permite a consulta aos anais do Parlamento gaúcho via internet, bastando acessar o endereço http://www2.al.rs.gov.br/memorial/PesquisaAcervo/tabid/6351/Defaut.aspx.

Portal do Memorial: www.al.rs.gov.br/memorial

O projeto, cujo lançamento oficial está previsto para agosto de 2017, consiste, basicamente, na digitalização dos documentos por scanner planetário, indexação e microfilmagem das sessões plenárias de 1847 a 1994 e permite a busca direta de conteúdo e o cruzamento de dados. Outro projeto desenvolvido pelo Memorial é a Digitalização dos Processos de Emancipações. Atualmente, 515 processos emancipatórios de municípios gaúchos estão disponíveis no endereço http://acervomemorial.al.rs.gov.br/index.php/emacipacoes-dos-municipios-do-estado-do-rio-grande-do-sul. À medida em que são digitalizados, novos processos passam a integrar a base de dados.
Para facilitar ainda mais o trabalho dos pesquisadores e internautas, o Memorial desenvolveu o Projeto ATOM, que consiste na descrição dos fundos documentais do acervo do órgão em forma de catálogo. Por meio dele, é possível verificar a existência de um documento sem a necessidade de deslocamento até o Poder Legislativo.
No primeiro semestre de 2017, o Portal do Memorial (www.al.rs.gov.br/memorial) recebeu 4.647 visitantes virtuais e teve 55.530 visualizações de páginas. O órgão está presente também no Facebook (http://pt-br.facebook.comm/pages/Memorial-do-Legislativo-do-Rio-Grande-do-Sul/550666461687039) .
Visitas guiadas
Instalado no prédio público mais antigo de Porto Alegre, na rua Duque de Caxias 1029, e depositário de um vasto acervo documental sobre História do Poder Legislativo, o Memorial atrai turistas do Brasil e do mundo. Neste ano, 300 pessoas visitaram o espaço. Cerca de 50% dos visitantes são oriundos de municípios gaúchos, em torno de 40% vieram de outros estados brasileiros e o restante, de outros países. Além disso, 49 pesquisadores frequentaram o espaço, no primeiro semestre deste ano, ou solicitaram informações ao Memorial.

Visitas guiadas devem ser agendadas

As visitas guiadas, no entanto, são a atividade que mais reúne público. De janeiro a junho, 1600 estudantes e professores, de 48 escolas gaúchas, percorreram o Memorial, o Solar dos Câmara e o Plenário do Legislativo em visitas com, em média, uma hora e meia de duração. Para realizar a atividade, é preciso agendar no endereço http://www2.al.rs.gov.br/inscricoes/formulario_inscricao_visitasguiadas.asp . Os grupos são de 15 a 40 pessoas, e as visitas ocorrem de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 11h e das 14h às 17h .
O memorial foi também palco de sessões solenes, palestras, cursos, seminários e outros eventos internos da Assembleia Legislativa. Foi lá que, em fevereiro, ocorreu a posse dos membros das comissões permanentes do Legislativo gaúcho e, em abril, a sessão solene de aniversário de 182 anos do Parlamento gaúcho.
Caminhos da Matriz
Integrante do projeto cultural Caminhos da Matriz, o Memorial do Legislativo abriu as portas nas duas edições que ocorreram no primeiro semestre. No dia 6 de maio, recebeu 50 visitantes e, dia 24 de junho, outros 60.

Um dos projetos desenvolvidos pelo Memorial é a Digitalização dos Processos de Emancipações

Atribuições e objetivos
Instituído pela Resolução 2.947, de 17 de agosto de 2005, o Memorial tem como objetivos abrigar, reunir, preservar, gerenciar e divulgar o acervo histórico e contemporâneo – documental, bibliográfico, iconográfico e multimeios – do Poder Legislativo e resgatar a memória institucional da Casa, empreendendo ações junto à comunidade que evidenciem a importância do Parlamento Gaúcho no contexto da história do Estado. Cabe ao Memorial também estruturar e sistematizar os dados históricos do Parlamento, bem como as informações sobre os ex-parlamentares e sobre as estruturas do Legislativo ao longo do tempo, além de promover e gerenciar a investigação histórica através da série Perfis Parlamentares e do Catálogo de Memória do Parlamento e gerenciar o patrimônio histórico-cultural tombado pertencente à Assembleia Legislativa.
Funcionamento
O Memorial está funcionando provisoriamente em horário reduzido de atendimento externo, das 13h30 às 16h30. O atendimento presencial aos pesquisadores não precisa de agendamento. As informações podem ser fotografadas (sem flash) ou transcritas para fins acadêmicos, culturais e de pesquisa desde que citada a fonte.
© Agência de Notícias

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir