Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

5 de setembro de 2017

Emenda do vereador Charles garante recursos para controle populacional de cães e gatos

Helaine Gnoatto Zart/contato@afolhadosul.com.br 

Integrantes da Associação de Proteção dos Animais acompanharam a sessão da Câmara que aprovou o programa de controle populacional de pets. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na sessão da Câmara de segunda-feira (28), foi para votação a emenda nº 004/17 de autoria do vereador Charles Morais, incluindo recursos no Plano Plurianual de Investimentos Públicos (projetado para os próximos 4 anos).

A emenda tem o objetivo de viabilizar o controle populacional de cães e gatos em Não-Me-Toque, através da esterilização de caninos e felinos, por questão de saúde pública. Também viabiliza a realização de campanhas de vacinação e castração.

Com a emenda, Charles conseguiu garantir a destinação de R$ 20 mil ao ano para a Vigilância Sanitária, que vai executar as ações e políticas públicas para este fim. A emenda foi debatida e teve o seguinte resultado:

Mesmo com 4 votos contrários (Betinho, Betão, Everaldo e Beto Fritzen), a emenda foi aprovada com os votos da maioria (Charles, Neca, Paulão, Kraus e Maiquel).

- Sei que o valor não é suficiente para executar tudo que estamos planejando, porém, estamos tirando um peso das costas da Associação Não-Me-Toquense de Proteção dos Direitos dos Animais, que há 12 anos desenvolve um ótimo trabalho voluntário – comentou o vereador, agradecendo a todos pelo apoio, principalmente dos colegas de bancada que se sensibilizam pela causa.

Nota: Cada cão e gato fêmeas pode ter duas gestações ao ano e gerar, em condições normais, pelo menos sete filhotes por ano. Segundo um estudo americano, uma fêmea de cachorro e seus descendentes podem gerar 67 mil filhotes em um período de seis anos, e um macho pode cobrir uma centena de fêmeas.

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir