Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

15 de setembro de 2017

Oi, Ga-lhe Tchê! difunde a cultura gaúcha

 

A tradição dos passos e movimentos da dança tradicionalista

Tradicionalmente durante os Festejos Farroupilhas, o CTG Galpão Amigo abre suas portas portas para difundir a cultura gaúcha para as crianças e adolescentes do nosso Município através do Oi Ga-lhe Tchê, momento cultural e artístico desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo.

Realizado na sede do CTG, no dia 13 de setembro, o evento reuniu estudantes do 5º ano das escolas da Rede Municipal de Ensino, e foi aberta às demais escolas da rede privada e estadual.

Oi Ga-lhe Tchê projeto desenvolvido pelo Departamento de Cultura e CTG Galpão Amigo

O patrão do CTG, João Clóvis Fogliatto e a Patroa Laureci Dalsochio receberam os estudantes para as oficinas de dança, chimarrão, campeira e tetarfe, que é um jogo que reúne quatro modalidades diferentes: tejo (ficha ou moeda), tava (osso), argola e ferradura. O jogo que exige pontaria foi criado pelos tropeiros para seu entretenimento durante as longas jornadas. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estimula as entidades tradicionalistas a manter viva também essa atividade que se encaixa como esporte.

Etapas do encilhamento do cavalo para cavalgar

As oficinas foram desenvolvidas com a colaboração das prendas de faixa e peões de crachá do CTG, além da patronagem. Ao final das atividades foi servido bolinho de chuva, feito na hora pelas colaboradoras da entidade.

Jogos típicos da cultura gaúcha
Processo de preparo do chimarrão

 

Incentivo à cultura

O evento Oi Ga-lhe Tchê (significa uma saudação amistosa a quem está chegando) visa difundir a cultura gaúcha no meio estudantil, estimulando o conhecimento e o gosto pela arte e tradição do Rio Grande do Sul.

A tradição da Chama Crioula nos Festejos Farroupilha

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura

Fotos: Jornal A Folha

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir