Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

18 de setembro de 2017

Desfile Farroupilha teve 40 representações em Não-Me-Toque

Chegada da Chama Crioula abriu Desfile Farroupilha

No domingo (17), a comunidade não-me-toquense compareceu na Av. Waldomiro Graeff nas imediações da Praça Dr. Otto Schmiedt, para prestigiar o Desfile Farroupilha. Em Não-Me-Toque, os Festejos Farroupilhas são uma realização conjunta da Prefeitura Municipal, do CTG Galpão Amigo e da Brigada Militar. Os homenageados neste ano são:

Em âmbito Nacional - Oswaldo Cruz, médico sanitarista, fundador da pesquisa científica no Brasil, que em 1903 iniciou rigorosa campanha de combate à Febre Amarela, com isolamento de doentes, vacinação obrigatória e combate implacável aos focos de mosquitos.

Em âmbito Estadual – A pesquisadora e consagrada escritora gaúcha ELMA SANT´ANA foi escolhida para ser a Patrona Estadual pelo conjunto de sua obra, que retrata a cultura genuinamente gaúcha. São mais de 30 livros publicados, entre eles “O Folclore da Mulher Gaúcha”.

Em âmbito Municipal - O casal tradicionalista Etelvino e Iolanda Guagdanin, que foi patrão no ano de 1980, vivenciou a cultura gaúcha com entusiasmo, honrou a história e contribuiu para o fortalecimento do CTG Galpão Amigo.

O tema dos festejos é Farroupilhas: idealistas revolucionários e fazedores de história

Um pouco da História

A tomada de Porto Alegre, em 20 de setembro de 1835, marcou o início da Revolução Farroupilha. Esse movimento revolucionário, que durou 10 anos, teve como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos inflamados no sul do país. No dia 20 de setembro, foi proclamada a República Rio-Grandense, e instalada na cidade de Piratini a sua primeira capital.

O mais longo e um dos mais significativos movimentos de revolta civil no Brasil, envolveu diversos segmentos sociais e culminou com um tratado de paz. A Revolução Farroupilha é comemorada como um marco que ajudou a forjar a identidade do gaúcho como povo aguerrido, capaz de defender direitos perante o Governo Central.

Integrantes dos Cavaleiros da Tradição do CTG Galpão Amigo

Em clima de união, de clamor cívico e de consciência viva, durante os Festejos Farroupilhas, os gaúchos dão uma profunda demonstração de igualdade, de integração e de respeito a sua história, unindo gerações e etnias. A chama, as rondas crioulas, os trajes, os fandangos, as cavalgadas e a comida típica são manifestações que propagam o Movimento Tradicionalista pelo mundo, extrapolando as fronteiras do Rio Grande do Sul.

Estas manifestações se devem, em grande parte, ao compromisso com a cultura e com as tradições, ao espírito cívico e ao trabalho desenvolvido por lideranças e entidades tradicionalistas, com o apoio popular.

Cavalarianos fortaleceram a força do tradicionalismo

Partindo do princípio de que a história de um povo só pode ser bem interpretada quando é conhecida, o Tema Norteador deste ano: “Farroupilhas, Idealistas, Revolucionários e Fazedores de História”, tem o objetivo de homenagear as figuras da Revolução Farroupilha, como Bento Gonçalves, David Canabarro, Antônio de Souza Netto, Domingos José de Almeida, Giuseppe Garibaldi, José Mariano de Mattos, Afonso Corte Real, Gomes Jardim, Onofre Pires, Teixeira Nunes, Vicente da Fontoura e Bento Manuel Ribeiro, entre outros.

Desfile Farroupilha

Dando início ao Desfile, a Chama Crioula foi escoltada pelas Bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul, do Município, do CTG Galpão Amigo e dos Cavaleiros da Tradição. A Chama Crioula foi conduzida pelo tradicionalista, Daniel Schenkel, capataz da Invernada Campeira do CTG Galpão Amigo, que se dedica a incentivar os jovens a manter viva a cultura gaúcha em sintonia com o cavalo, animal símbolo do nosso estado.

A chama Crioula, que encarna a magnitude da Tradição Gaúcha, desde 1947, há 70 anos, transformou-se num símbolo que arde nos Centros de Tradições Gaúchas durante os Festejos Farroupilhas e em outros eventos tradicionais. É a representação do amor ao pago, que ilumina e inflama a alma gaúcha.

O desfile teve a presença da família com participação de diferentes gerações

Na sequência, a avenida foi recebendo integrantes do CTG, empresas e entidades do município que abrilhantaram o evento, sendo estas: Invernada Campeira do CTG Galpão Amigo, Cavaleiros da Tradição, a Prenda Farroupilha Ana Cláudia Stum, Prendas de Faixa e Peões de Crachá do CTG Galpão Amigo, Invernadas Pré-Mirim, Mirim e Adulta, a Família dos Patronos dos Festejos Farroupilhas de Não-Me-Toque, integrantes do programa musical Alma Gaúcha, Escola Sinodal Sete de Setembro, Unegro, EMEF Santo Antônio, EMEIs Arlindo Hermes, Ciranda da Alegria, Pequeno Polegar e Infância Feliz, Instituto Educacional Girassol, Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Michelangelo, Empresa Jan, Grupo de Escoteiros Guardiões da Nascente, Zeladoria Antares, Empresa Stara, Grupo Pedala Não-Me-Toque e Motogrupo Amigos da Trilha.

Família de Etelvino e Iolanda Guagdanin, patronos homenageado dos Festejos Farroupilha

Prestigiaram o evento:

Armando Carlos Roos, prefeito municipal; João Clóvis Fogliatto, patrão do CTG Galpão Amigo, e sua esposa, Laureci Dalsochio; Tenente João Roberto Cardoso, Comandante da Brigada Militar; Maiquel Delano Silva, presidente do Poder Legislativo Municipal, e demais vereadores; Vanisa Guagdanin Rambo, filha dos Patronos dos Festejos Farroupilhas de Não-Me-Toque; Pedro Paulo Falcão da Rosa, vice-prefeito municipal, e sua esposa Elaine da Rosa; Eli Xavier Donatti, secretária Municipal da Educação; Valdir Kirst, secretário municipal da Cultura, Desporto e Desporto, e demais Secretários, Soberanas de Não-Me-Toque, Rainha Renata de Quadros Carneiro, 2ª Princesa Graziela Behn; diretores e diretoras das Escolas da Rede Municipal, da Rede Estadual e Rede Privada, presidentes de entidades e organizações sociais, entre outras autoridades. A apresentação do protocolo foi do jornalista Jaques Petry e do comunicador Antônio Sadi Ribas.

Público compareceu no domingo para acompanhar de perto o desfile

Texto: Jaques Petry | Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: Felipe Keller |Jornal A Folha

 

Mais fotos do Desfile Farroupilha 

Fotos da presença do público 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir