Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

29 de setembro de 2017

Culturas de inverno são fundamentais para a propriedade

Helaine Gnoatto Zart | contato@afolhadosul.com.br

Sementes Roos mostra resultados de experimentos com culturas de inverno e comportamento das invasoras em área de pousio

Roos mostra pesquisa com avanço das invasoras em ano de pousio

Em tarde de campo realizada no dia 19 de setembro, cerca de 200 produtores rurais vieram em busca de informações sobre cultivares e manejo de sistemas de produção. Realizada na área experimental em frente à Filial 1 Roos, a tarde de campo dedicada aos insumos para o trigo mostrou o comportamento das plantas em diferentes talhões.

Os experimentos iniciaram no plantio das culturas de trigo, milho e soja no ano passado. No talhão do trigo deste ano os produtores puderam verificar o comportamento das cultivares em duas situações: com tecnologia média empregada e com alta tecnologia.

- Nosso objetivo não é dizer o que é melhor, mas apresentar os dados para o produtor definir de acordo com seu interesse – explicou o engenheiro agrônomo Eduardo Souilljee, Gerente Técnico de Insumos da empresa Roos.

Produtores tiveram a oportunidade de ver comportamento das plantas com diferentes manejos e conhecer potencial dos insumos

Ao percorrer a área, os produtores tiveram contato com técnicos e fornecedores de insumos, desde fertilizantes, herbicidas, fungicidas até tratamento de semente. Adama, Basf, Dinasta, Du Pont, Yara e TMF apresentaram seus produtos, resultados possíveis de serem alcançados e orientaram quanto ao uso correto, especialmente os herbicidas. A má aplicação de herbicida resulta na resistência das invasoras e muitos prejuízos no resultado final. Confira alguns tópicos apresentados.

Fertilizante
Produto com cálcio mais solúvel, que tem rápida absorção no solo.
Produto que agrega nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) no mesmo grânulo.
Produto que contém macronutrientes secundários e micronutrientes que são essenciais para as culturas, como magnésio, enxofre, boro, ferro, manganês, molibdênio e zinco.

Desenvolvimento radicular

Ferramentas digitais
Aplicativos gratuitos que ajudam o produtor a ter informações completas sobre o clima; identificação de plantas daninhas, doenças e pragas direto na lavoura. Isso além dos produtos indicados para prevenção, controle e combate.

Nutrientes
Produtos que podem fazer a planta render sua máxima produtividade.
Tratamento de semente com uso de polímeros, que proporcionam mais fluidez na hora da semeadura, garantindo homogeneidade à lavoura.

Herbicidas
Rotação de ingredientes ativos e uso de pré-emergentes estão sendo considerados fundamentais para o controle das invasoras.
Condições de clima para aplicação e regulagem dos equipamentos.

Pragas
Produtos aplicados às sementes que protegem desde o solo até no início do desenvolvimento da planta.

Segregação
O engenheiro agrônomo Rafael Magni informou que a empresa Roos está fazendo segregação e que comercializou integralmente os grãos segregados na safra passada. A partir da próxima safra só vai receber grãos das cinco cultivares que produz: Roos Inova, TBIO Sossego e TBIO Toruk (pão); Roos Celebra e TBIO Sintonia (melhoradores), para segregar e para garantir preço e mercado.

- Precisamos oferecer à indústria o produto que interessa: para pão e para biscoito. Mesmo que os grãos sejam de qualidade, não interessa à indústria quando estão misturados. Para a empresa e para o produtor isso também é ruim, porque não têm preço os grãos ficam estocados, ocupando lugar nos armazéns – explicou.

Tratamento de semente

Pousio e invasoras
Um dos talhões da área experimental ficou em pousio e mostrou o avanço das invasoras. Foram identificadas cerca de dez ervas daninhas na área, com infestação e crescimento significativos, como maria-mole (quase 2m) e buva (até 20cm). A amostragem comprova o estudo do professor Elmar Floss, que as áreas de inverno que não recebem cobertura ou cultura contribuem para o empobrecimento do solo e aumento dos custos com dessecação e controle de invasoras.

 

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir