Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

10 de novembro de 2017

Comemoração dos 500 anos da Reforma reuniu luteranos em Chapada

Celebração que reuniu cerca de 2 mil pessoas também teve encenação da Reforma, com casal interpretando Martinho Lutero e Catarina de Bora

O Sínodo Planalto Rio-Grandense, com sede na cidade de Carazinho/RS, realizou no dia 29 de outubro o 10° Dia Sinodal da Igreja, neste ano especial, com a celebração dos 500 anos da Reforma Luterana. O evento foi realizado no Ginásio Municipal 3 de Junho, na cidade de Chapada/RS, onde a comunidade local acolheu cerca de dois mil visitantes vindos de 24 paróquias.

A programação iniciou pela manhã com a entrada dos presidentes das paróquias trazendo o estandarte de sua paróquia, seguidos da diretoria do conselho sinodal e em seguida todos os ministros e ministras do sínodo.

A comemoração iniciou com culto celebrado pelos pastores Ricardo Cassen (pastor sinodal), Ana Isa dos Reis (vice-pastora sinodal), Betina Schlittler Cavallin e Lurdes Kophal Knecht. A pregação esteve a cargo do pastor Martin Dreher, que motivou os fiéis com o tema “Graça e Fé: nisso vivemos, nos movemos e existimos”. As autoridades também tiveram a oportunidade de se pronunciar, saudando a comemoração.

A animação esteve a cargo do grupo Os Mc’Coys de Novo Hamburgo, e as crianças tiveram uma programação especial, com atividades e brinquedos infláveis.

Evento reunir comunidades de 24 paróquias da IECLB

Durante a tarde teve apresentação de dois corais e depois de um grande coral formado por membros de diversas paróquias de Sínodo, grupo de Trombonistas do Sínodo e, por fim, apresentação de uma peça teatral sobre a reforma luterana.

O pastor Fábio Staggemeier, da IECLB de Não-Me-Toque, avaliou que a comemoração foi feliz pela integração entre paróquias e pela bela acolhida da comunidade de Chapada.

- Fomos bem acolhidos pela população cristã de Chapada, o que demonstra o entendimento da Reforma para todos, não apenas para os luteranos. Assim como aconteceu há 500 anos, as indulgências se propagaram em igrejas de diferentes nomes. As pessoas precisam entender que a essência do cristianismo está em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, assim temos justiça e ética, entendemos o que são direitos e o que são deveres – afirmou o pastor Fábio Staggemeier.

Pastor Sinodal Ricardo Cassem com os membros da Comissão Organizadora

 

Cada paróquia trouxe um banner com a mensagem da Reforma trabalhada pela comunidade

Mensagem do Pastor Presidente para todos os membros da IECLB

Na comemoração do Jubileu, precisamos ter cuidado: não podemos trocar o presente pelo embrulho, ou seja, o presente do Jubileu da Reforma não é Martim Lutero. O presente desse Jubileu é o Evangelho de Jesus Cristo. O presente dessa comemoração é aquilo que Deus fez e faz por nós por meio de Jesus Cristo: “em Cristo, nós somos irmãos resgatados do poder do pecado e da maldade para viver vida alegre, livre e responsável mediante a graça de Deus.”

Levando em conta o nosso potencial e as nossas fragilidades, precisamos, como Igreja oriunda da Reforma, voltar mais a nossa atenção ao Evangelho e, em postura de diálogo responsável, compreender o que Lutero sinalizou como tarefa cristã: “Diante de Deus, pela fé, és livre de tudo, mas, junto aos seres humanos, és servo, serva de todos pelo amor”.

Os próximos 500 anos trarão velhos e novos desafios. A IECLB, movida pela graça de Deus, saberá encará-los. Estão à nossa frente outros 500!

Pastor Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

FOTOGRAFIAS

Fernando Concatto | Jornal A Região Sarandi

Portal Luteranos | www.luteranos.com.br

Pastores presentes na comemoração
Encenação
Crianças sempre têm espaço nas celebrações da IECLB
Comunidade de Champada preparou a cidade para receber os luteranas no Sínodo Planalto Rio-grandense

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir