Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

15 de janeiro de 2018

Coprel celebra 50 anos com homenagens às pessoas que fizeram parte da história da cooperativa

Evento prestou homenagens e recontou a história da Coprel, cooperativa pioneira que trouxe a energia elétrica para o interior

Em um evento emocionante na sede social da cooperativa em Ibirubá, a Coprel celebrou 50 anos de história. O dia 14 de janeiro de 2018 marcou a passagem do cinquentenário da Coprel Cooperativa de Energia, data celebrada em um dia de homenagens aos sócios-fundadores e ex-diretores, com a participação de atuais e ex-conselheiros, cooperantes, imprensa e lideranças regionais.

A celebração dos 50 anos da Coprel foi planejada de forma que os convidados pudessem acompanhar a evolução do período em que não havia energia elétrica até os dias atuais, com todo o conforto e possibilidades que a energia proporciona. Na recepção, as pessoas passaram por uma casa temática, ilustrando como era a vida das pessoas antes da chegada da energia

Durante o evento, foram homenageados os 56 sócios fundadores da Coprel, e também todos os ex-diretores da cooperativa. Dentre os sócios-fundadores, 10 compareceram ao evento e receberam sua homenagem: Aloysio Werno Rippel, Arnaldo Nicolodi, Arnaldo José Bozanini, Celso Maia Tagrialri, Celio Graf, Evaldo Schlindwein, Frederico Martin Gunnar Dürr, Hilário Kloh Adiers, Nerci Polachini da Silva e Rubens Noé Wilke.

Os demais 46 sócios-fundadores são falecidos, e a entrega da homenagem foi feita para os familiares. Os nomes deles são: Adolpho Nicolodi, Alfonso Binsfeld, Affonso Schwantes, Alberto Bohrz, Alberto Pranke, Afonso Schwaroswky, Alfredo Kloh, Alfredo Raasch, Alvino Lorenzoni, Anilto Lorenzoni, Armindo Suhre, Arceno Christiano Henrichsen, Arno Carlos Ludwig Braatz, Arnoldo Gocks, Asdrubal da Silva Corralo, Ciriáco Soares da Silva, Edgar Otto Fleck, Edmundo Roewer, Enio Ebbing, Enio Kussler, Emilio Roberto Heller, Erno Wayhs, Etelvino Ristow, Eurico Fonseca de Araujo, Franz Hummler, Fridolino Klaesner, Guerino Fior, Guilherme de Bortoli, Helmuth Bruno Halwas, Herbert Schaffer, Honorina Campos de Abreu, João Arno Kerkhoff, João Francisco Camargo, João Osvino Weiss, Lino Prevedello Stefanello, Olavo Stefanello, Otto Tiemann, Otto Arthur Saueressig, Oswaldo Welzel, Paulo Nicolodi Filho, Rodolfo Brignoni, Theobaldo Becker, Vitalino Constante Formentini, Victor Meira Pimentel, Werno Wentz e Walter Geier Horbach.

Os ex-diretores homenageados, representados por seus familiares, foram: Edmundo Roewer, que foi o primeiro presidente e também vice-presidente; Olavo Stefanello, que foi inicialmente diretor-gerente e depois assumiu a presidência da cooperativa, e até o seu falecimento continuou se dedicando à Coprel, na função de superintendente; Enio Kussler, que foi vice-presidente e secretário; Etelvino Ristow, que também trabalhou como vice-presidente e secretário; Auxílio Rebechi vice-presidente e secretário; e Osvaldo Welzel, que foi secretário e por muitos anos, também foi colaborador. Já os ex-diretores Frederico Martin Gunnar Dürr, primeiro diretor-gerente da cooperativa; Valdir Vilmar Grave Meiner, que foi secretário, e Imério Rossato, que trabalhou na função de vice-presidente, receberam suas homenagens no evento.

Outro momento marcante do evento foi a apresentação de uma escultura do ex-presidente Olavo Stefanello, como símbolo da luta de Olavo pela eletrificação rural.

Durante as homenagens foi contada a história da cooperativa, desde sua fundação até hoje, representada pelos atuais diretores em seus pronunciamentos: presidente Jânio Vital Stefanello, vice-presidente Elso Scariot e secretário Décio Floss; e também por Vergílio Fredrico Perius, presidente do sistema Ocergs-Sescoop/RS, instituição que contribuiu para que este evento fosse realizado.

De Não-Me-Toque participaram o prefeito em exercício Pedro Paulo Falcão da Rosa e os secretários Nor Kümpel e Valdir Kirst, representando o Poder Executivo Municipal.

Presidente da Coprel Jânio Vital Stefanello, secretários de Não-Me-Toque Valdir Kirst e Naor Kümpel junto à escultura do ex-presidente Olavo Stefanello, um símbolo da luta pela eletrificação rural

O evento também foi espaço para a apresentação da nova campanha institucional da Coprel, que tem o slogan “Energia é tudo de bom”.

A comemoração dos 50 anos da Coprel ficou marcada na memória dos convidados.

- Este evento foi pensado de forma a homenagear as lideranças que deram os primeiros passos da cooperativa, bem como, os diretores que se dedicaram imensamente para a consolidação e o crescimento da eletrificação rural em nossa região. Temos muito a agradecer a todas essas pessoas, que desde o início trabalharam com amor e dedicação e foram transmitindo a todos os Coprelianos esta responsabilidade: dar o nosso melhor para atender com todo o compromisso e respeito que cada cooperante merece. Em nome de todos que deixaram a sua marca na história da Coprel, queremos olhar sempre para o sonho das pessoas, das famílias, das comunidades, e seguir em frente, com muita energia e cooperação - declara o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello.

Presidente Jânio Vital Stefanello
Foto oficial dos evento com atuais e ex-conselheiros, cooperantes, imprensa e lideranças regionais
Chegada de lampiões marcou abertura do evento que teve as luzes no pavilhão acesas na sequência

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir