Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Nei César Mânica

6 de março de 2018

Solução para problemas do agronegócio é marca da feira

Da Expodireto saíram muitas reivindicações. Todas as questões levantadas foram equacionadas junto com as lideranças e organizações ligadas ao setor. O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, reconheceu que as conquistas foram possíveis porque as autoridades presentes na Expodireto se sensibilizaram pela necessidade das melhorias  ao homem do campo, ao agronegócio à economia do Brasil.

Nei César Mânica

– Depois do caos dos anos 2015 e 2016, com um novo comando no Brasil, já sentimos melhorias, com o PIB voltando a crescer, recuperação dos empregos, queda nos juros e crescimento da Balança Comercial.  Mas precisamos contar com a compreensão das autoridades, na questão do Funrural para que seja zerado o passivo, porque é uma injustiça para quem produz – destacou Mânica, sendo interrompido por aplausos.

O pedido foi feito diretamente aos ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, Carlos Marun, da Secretaria de Governo. E para quem já pagou, a devolução no prazo de cinco anos, completou o presidente da Cotrijal.

Autoridades elogiam a feira na abertura

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Marlon Santos, o Rio Grande do Sul é o Estado onde se desenvolvem as maiores tecnologias para o setor agropecuário. Mesmo com as dificuldades enfrentadas, o setor cresce. Ele citou o exemplo do Estatuto do Desarmamento, que na sua opinião prejudica o produtor rural.

– Qual produtor se sente seguro com sua propriedade podendo ser assaltada a qualquer momento. Estamos em um momento apropriado para mudar isso, pois a Expodireto Cotrijal consegue unir a festa ao produtivo, mas não é só comemoração, é momento de debater – esclarece Marlon.

Representante da presidência do Senado Federal, Ana Amélia Lemos apontou os entraves do setor nas esferas políticas.

– O desempenho do agronegócio sustentou mais uma vez o desenvolvimento do país. É a travessia sustentável da crise. Por isso, trabalhamos para ter uma agricultura pujante forte e sustentável. Somo os maiores produtores do mundo e não podemos perder este posto. A região se beneficia com a feira. A Expodireto é muito maior do que se imagina – justifica a senadora.

 Governo alinhado com o produtor

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, representando o ministro Blairo Maggi, enalteceu a posição do país de maior produtor de alimentos do mundo e elencou os programas federais que facilitam a vida do produtor.

– O setor agrícola é muito importante para a economia do país, responsável por um em cada de cada três empregos formais e por quase 25% do PIB brasileiro, além de quase 50% das exportações. Desde que assumimos o Ministério, temos defendido a importância do Brasil não só para os brasileiros, mas para o mundo. Se o Brasil parar ou diminuir sua produção, muita gente vai passar fome.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral de Governo, Carlos Marun, parabenizou a feira, pela excelência em organização.

– O nosso presidente envia para este evento os parabéns e um muito obrigado, pois sabemos que o setor do agronegócio é o que nos possibilita sair da crise. Estamos atentos às reivindicações trazidas pelo setor – disse.

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, representando o presidente Michel Temer, a Expodireto é uma feira que enaltece o desenvolvimento tecnológico, a agricultura de precisão e os negócios.

– Não tenho dúvida em afirmar que neste ano irá ultrapassar os R$ 2,1 bilhões de negócios aqui realizados em 2017. Portanto, o setor foi muito importante para que o PIB 2017 não fosse negativo. Afirmo também que o presidente Temer está engajado no setor por saber da importância dos números na retomada do desenvolvimento e saúda aos que vêm à feira mostrar para o Brasil que estamos avançando – ressaltou Padilha.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir