Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Cobrança vale para competições esportivas, campeiras e culturais

20 de março de 2018

Movimento tradicionalista gaúcho cobra uso de bombacha ‘original’

Cobrança vale para competições esportivas, campeiras e culturais

O Movimento Tradicionalista Gaúcho, emitiu ofício direcionado às lideranças tradicionalistas acerca da necessidade de adequação da indumentária gaúcha na área campeira. Segundo o documento, há muito tempo existe, entre os dirigentes do MTG, uma preocupação muito grande em relação ao uso incorreto principalmente da bombacha.

Segundo o presidente, Nairo Callegaro, tem se disseminado o uso de bombachas estreitas, muito parecidas com calça, em total desconformidade com os regulamentos vigentes.

“Partindo do princípio que o MTG é o guardião da cultura tradicional do Rio Grande do Sul, não é admissível que se continue aceitando essa total descaracterização desta peça, que verdadeiramente nos identifica como gaúchos” – afirma o documento.

De acordo com o MTG “tem se disseminado o uso de bombachas estreitas, muito parecidas com calça, em total desconformidade com os regulamentos vigentes”. Os novos modelos seriam uma “total descaracterização desta peça, que verdadeiramente nos identifica como gaúchos”.

O presidente do MTG, Nairo Callegaro, anunciou que a entidade exige o traje típico nas atividades oficias como as competições esportivas, campeiras e culturais.

- A bombacha é uma peça que não sofre evolução, ela não pode sofrer modismo, ela guarda uma tradição de como era essa peça antigamente - explicou.
O assunto foi pauta da última reunião do Reunião do Conselho Diretor do MTG, realizada no dia 3 de março, quando foi aprovado por unanimidade entre os presentes que na Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) será exigido rigorosamente o uso correto da indumentária por parte de todos os participantes. Para os rodeios promovidos pelas entidades filiadas, o prazo para os participantes se adequarem à exigência é até a data da Convenção Ordinária do MTG, em 2018.
A regulamentação para as atividades campeiras está estabelecida no artigo 67 do Regulamento Campeiro do Estado do Rio Grande do Sul e definida pelas Diretrizes da Pilcha Gaúcha do MTG.

O patrão do CTG Galpão Amigo, de Não-Me-Toque, Jorge Celito Zuffo, entende que no departamento artístico não haverá problema algum em exigir a bombacha original, porque isso já vem sendo cobrado nas participações em rodeios e no Enart. O que não ocorre nas atividades campeiras, onde o uso da bombacha estreita é mais disseminado.

- Nosso CTG dispões de um Manual da Pilcha que fica à disposição de todos os interessados. O exemplar impresso pode ser solicitado com os membros da patronagem ou no CTG, nas quartas-feiras à noite – disse.

Zuffo ressalta que a cobrança vai acontecer nos eventos oficiais e disputas. Em desfiles e cavalgadas, por enquanto, os participantes serão orientados quando ao uso correto da pilcha, como já vem acontecendo.

A Constituição do estado inclusive afirma que somente será considerada pilcha “aquela que, com autenticidade, reproduza com elegância, a sobriedade da nossa indumentária histórica, conforme os ditames e as diretrizes traçadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho”.

Segundo o presidente do MTG os novos modelos de bombacha descaracterizam totalmente a peça que verdadeiramente identifica o gaúcho

TAGS: bombacha, mtg, ctg

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir