Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

16 de abril de 2018

Curso Técnico em Mecânica

Trabalho de conclusão deixa legado para novas turmas

O resultado da dedicação de 14 alunos do curso Técnico em Mecânico do Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano pôde ser visto de perto na apresentação do trabalho de conclusão, na noite de 29 de março, quinta-feira.

A apresentação coletiva ocorreu no auditório da escola, na presença de professores, familiares, representantes de empresas parceiras que colaboraram no projeto, demais alunos de outros semestres e imprensa local.

A turma 152 desenvolveu uma Bancada Hidropneumática. O coordenador do curso, professor Evandro Carlos dos Santos, explicou que os alunos desenvolveram na prática o que foi estudado na teoria em sala da aula. O trabalho, segundo o professor, aprofundou a hidráulica e a pneumática.

- O equipamento vai continuar na escola e as próximas turmas vão utilizar para as simulações práticas – ressaltou.

A pesquisa teve visitação à ambientes de trabalho nas indústrias e os componentes para a Bancada Hidropneumática foram doados pelas empresas locais.   

Segundo o coordenador, a maioria dos alunos está no mercado de trabalho e ingressou no curso para crescer nas funções em que atua na indústria.

Atualmente, o Instituto Solano tem cinco turmas no Curso Técnico em Mecânica. O processo de seleção dos candidatos inscritos é por sorteio.

Alunos do Técnico em Mecânica do Solano apresentaram trabalho de conclusão do curso desenvolvendo uma bancada Hidropneumática

Alunos do Técnico em Mecânico deixam legado

O presidente da turma, André Kalkmann, informou que o desafio para os demais colegas partiu da necessidade de uma bancada didática complementasse o conhecimento teórico para aulas práticas de hidráulica e pneumatica.

Também destacou que toda execução foi feita em conjunto com na escola: solda, pintura e montagem. André avalia que está sendo deixando um grande legado para as próximas turmas do curso.

- O mais gratificante é realizar todo o projeto e ver funcionado, é uma realização de toda nossa turma - completa. 

A Bancada Hidropneumática pode ser completada pelas próximas turmas incrementando, segundo André, a parte eletrônica, sensores com infinidade de possibilidades para aulas práticas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir