Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

3 de julho de 2018

Cursos da Emater ajudam agricultores a aproveitar potencial das máquinas

Curso que capacita para o uso e regulagem de pulverizadores tem mais duas datas neste ano

O Curso de Mecanização Agrícola Tecnologia de Aplicação desenvolvido no Centro de Treinamento de Não-Me-Toque (Cetren) da Emater, instalado no Parque da Expodireto Cotrijal, e o Curso de Plantabilidade, ambos no mês de maio, seguem o objetivo de oferecer conhecimento prático para o agricultor realizar com eficiência sua atividade. Duas novas datas ainda estão programadas para este ano.

De acordo com o coordenador do Cetren, Celso Siebert, cada um dos cursos têm 24 horas de capacitação e foram realizados com subsídio da Cotrijal e do Sicredi. São praticados valores diferenciados para agricultores que têm a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP). Participaram produtores e técnicos da região.

- Disponibilizamos 25 datas para a realização de sete diferentes cursos, cuja programação os agricultores podem buscar na Cotrijal e no site da Emater RS – explicou Siebert.

O coordenador estadual dos Centros de Treinamentos, José Enoir Daniel, explica que a Emater mantêm oito Centros de Treinamentos no estado. A programação dos cursos é montada de acordo com a demanda apontada pelos agricultores e selecionadas pelos escritórios da Emater nas cidades de abrangência. A programação anual é realizada no mês de agosto.

- Mantemos no estado 33 diferentes cursos, ministrados por um grupo de 150 instrutores – disse o coordenador estadual.

O técnico da Emater de Saldanha Marinho, Diogo Schwertnner, fez o curso de Tecnologia de Aplicação para ampliar seus conhecimentos sobre o uso e a regulagem dos pulverizadores. Ele entende que precisa dominar o conhecimento e a prática, para poder ajudar os agricultores que assiste.

- A maior parte faz um grande investimento para adquirir um equipamento e não sabe tirar proveito de toda tecnologia que tem disponível, então, nós que trabalhamos na assistência técnica precisamos ter mais conhecimento para ajudá-los a obter melhores resultados – observou Diogo.

A constatação do técnico é confirmada pelos instrutores Fabrício Veit e Alan Pereira que ministraram o curso em Não-Me-Toque.

- Os pulverizadores representam um investimento entre R$ 45 mil e até R$ 1 milhão, são equipamentos que vêm com muita tecnologia embarcada, mas os agricultores não conseguem extrair todos os benefícios porque desconhecem, desde a importância de fazer a troca da ponta (bico) ou de qual ponta devem utilizar. Essa pequena peça no pulverizador vai ser responsável por um custo significativo na formação da lavoura, que influencia na rentabilidade final, e esse é apenas um exemplo do que é básico saber no uso e regulagem de um pulverizador – explicou Fabrício Veit.

Os cursos e datas

- Massas frescas e recheadas: 5 a 7 de junho; 10 a 12 de julho; 14 a 16 de agosto.

- Panificação – pães: 15 a 717 de maio; 11 a 13 de setembro.

- Panificação – tortas: 3 a 5 de julho; 28 a 30 de agosto.

- Dieta para vacas leiteiras: 2 a 3 de abril; 24 e 25 de maio; 11 e 12 de junho, 26 e 27 de julho; 20 e 21 de agosto; 4 e 5 de outubro.

- Mecanização Agrícola – Plantabilidade: 22 e 23 de maio; 7 e 8 de agosto, 9 e 10 de outubro.

- Mecanização Agrícola – Tecnologia de Aplicação: 8 e 9 de maio, 18 e 19 de setembro, 21 e 22 de novembro.

- Plantas medicinais, aromáticas e condimentares: 28 e 29 de março, 4 e 5 de abril, 25 e 26 de ágil, 3 e 4 de maio, 26 e 27 de setembro, 2 e 3 de outubro.

CETREN

O Centro de Treinamento de Não-Me-Toque foi criado em 2006, em parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial. Instalado em área de 84 hectares, anexo ao parque da Expodireto/Cotrijal, o CETREN é coordenado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Cotrijal e conta com unidades didáticas destinadas à realização das atividades práticas relacionadas a cada curso oferecido.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir