Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

4 de julho de 2018

Livro “Tons de Verde – A Sustentabilidade da Agricultura no Brasil” aborda o uso e a ocupação das terras no país e defende bioestruturação do solo

Escrito pelo pesquisador Evaristo de Miranda, obra tem como base os trabalhos científicos da equipe liderada pelo autor na Embrapa Territorial

Considerado uma das referências do setor agrícola, o pesquisador Evaristo de Miranda acaba de lançar o seu mais novo livro: “Tons de Verde – A Sustentabilidade da Agricultura no Brasil”. Publicada pela editora paulista Metalivros, a obra aborda uma das questões mais sensíveis da agropecuária brasileira, que é produzir cada vez mais, com tecnologias conservacionistas de solo, água, flora e fauna.

Portanto, o pesquisador Evaristo de Miranda apresenta números, mapas e fatos sobre o uso e a ocupação das terras no Brasil, tendo como foco a sustentabilidade. Os dados apresentados foram baseados nos trabalhos científicos produzidos pela equipe liderada por ele na Embrapa Territorial. O livro conta ainda com um prefácio escrito pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do país, Blairo Maggi.

Uma das questões defendidas por Evaristo de Miranda na publicação é o papel decisivo dos produtores rurais na manutenção de áreas preservadas e no uso sustentável das terras, produzindo energia renovável, fibras e alimentos com tecnologias modernas, inovadoras e tropicais. “No Brasil, a bioestruturação do solo busca uma diversidade máxima, garantia de fertilidade e uma estrutura de terra favorável ao desenvolvimento de raízes e cultivo”, escreveu, destacando que essa bioestruturação valoriza a interação dos aspectos físicos, químicos e biológicos da terra.

Em sua obra, o pesquisador cita o Adubo Biológico MICROGEO® como exemplo de tecnologia que atua diretamente neste tema. “Não se trata de agregar adubação ou matéria orgânica e, sim, matéria biológica adequada a cada tipo de solo. A tecnologia adapta-se ao ambiente e responde à chamada ‘digital biológica’ do microbioma local”, disse Miranda, pontuando que o processo de produção adaptável tanto a pequenos como grandes agricultores e pode ser aplicada em qualquer cultivo. Seu foco principal é repor biodiversidade no solo, especialmente bactérias, por sua multifuncionalidade no sistema de produção.

Sobre o autor

Evaristo Eduardo de Miranda (1952) é um escritor e pesquisador brasileiro da Embrapa, que atua nas áreas de EcologiaAgriculturaMeio Ambiente e Gestão Territorial. Entre as mais de trinta obras publicadas por ele, destacam-se: “Agropecuária no Brasil: uma síntese”, “Natureza Brasileira em Detalhe”, “A Ecologia” e “O Descobrimento da Biodiversidade - A Ecologia de Índios, Jesuítas e Leigos no Século XVI”.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir