Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
31°
22°
30°C
Não-Me-Toque/RS
Nublado
Agronegócios

Livro “Tons de Verde – A Sustentabilidade da Agricultura no Brasil” aborda o uso e a ocupação das terras no país e defende bioestruturação do solo

Livro “Tons de Verde – A Sustentabilidade da Agricultura no Brasil” aborda o uso e a ocupação das terras no país e defende bioestruturação do solo
04.07.2018 18h07  /  Postado por: upside

Escrito pelo pesquisador Evaristo de Miranda, obra tem como base os trabalhos científicos da equipe liderada pelo autor na Embrapa Territorial

Considerado uma das referências do setor agrícola, o pesquisador Evaristo de Miranda acaba de lançar o seu mais novo livro: “Tons de Verde – A Sustentabilidade da Agricultura no Brasil”. Publicada pela editora paulista Metalivros, a obra aborda uma das questões mais sensíveis da agropecuária brasileira, que é produzir cada vez mais, com tecnologias conservacionistas de solo, água, flora e fauna.

Portanto, o pesquisador Evaristo de Miranda apresenta números, mapas e fatos sobre o uso e a ocupação das terras no Brasil, tendo como foco a sustentabilidade. Os dados apresentados foram baseados nos trabalhos científicos produzidos pela equipe liderada por ele na Embrapa Territorial. O livro conta ainda com um prefácio escrito pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do país, Blairo Maggi.

Uma das questões defendidas por Evaristo de Miranda na publicação é o papel decisivo dos produtores rurais na manutenção de áreas preservadas e no uso sustentável das terras, produzindo energia renovável, fibras e alimentos com tecnologias modernas, inovadoras e tropicais. “No Brasil, a bioestruturação do solo busca uma diversidade máxima, garantia de fertilidade e uma estrutura de terra favorável ao desenvolvimento de raízes e cultivo”, escreveu, destacando que essa bioestruturação valoriza a interação dos aspectos físicos, químicos e biológicos da terra.

Em sua obra, o pesquisador cita o Adubo Biológico MICROGEO® como exemplo de tecnologia que atua diretamente neste tema. “Não se trata de agregar adubação ou matéria orgânica e, sim, matéria biológica adequada a cada tipo de solo. A tecnologia adapta-se ao ambiente e responde à chamada ‘digital biológica’ do microbioma local”, disse Miranda, pontuando que o processo de produção adaptável tanto a pequenos como grandes agricultores e pode ser aplicada em qualquer cultivo. Seu foco principal é repor biodiversidade no solo, especialmente bactérias, por sua multifuncionalidade no sistema de produção.

Sobre o autor

Evaristo Eduardo de Miranda (1952) é um escritor e pesquisador brasileiro da Embrapa, que atua nas áreas de EcologiaAgriculturaMeio Ambiente e Gestão Territorial. Entre as mais de trinta obras publicadas por ele, destacam-se: “Agropecuária no Brasil: uma síntese”, “Natureza Brasileira em Detalhe”, “A Ecologia” e “O Descobrimento da Biodiversidade – A Ecologia de Índios, Jesuítas e Leigos no Século XVI”.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.