Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
30°
20°
29°C
Não-Me-Toque/RS
Pancadas isoladas
Cultura e lazer

Zeskamp vai trazer mais de 600 visitantes

Zeskamp vai trazer mais de 600 visitantes
Gincana ocorre no sábado à tarde, em frente ao parque da Expodireto, com acess
14.07.2018 11h45  /  Postado por: upside

Colônias holandesas do Brasil se reúnem em Não-Me-Toque para o 40º Zeskamp

Por: Helaine Gooatto Zart | Jornal A Folha e A Folha do Sul

Fotos: Divulgação

A participação nas disputas é específica para imigrantes holandeses, seus descendentes e familiares, mas o espetáculo alcança seu objetivo pleno ao promover a integração dos visitantes com os moradores da cidade sede. Mais que um encontro esportivo de disputa, o Zeskamp é um evento que promove a cultura, a amizade, a integração e, também, a economia da cidade.

Neste ano, o encontro anual das seis colônias holandesas no Brasil, será sediado em Não-Me-Toque, de 18 a 22 de julho. Faltam menos de 30 dias dias, mas a organização iniciou há um ano.

A presidente da Associação Holandesa de Não-Me-Toque, Teodora Souilljee Lütkmemeyer, coordena a organização da 40ª edição ao lado de Henrique van Riel. Na secretaria estão Katiusca de Oliveira e Ricardo Shwingel. Junto com a Comissão Geral, estão o departamento financeiro e diversas comissões compostas por membros da associação. Comissões: dos jogos Zeskamp, do Mini-Zeskamp, de Esportes, de Segurança, da Praça de Alimentação, do Camping, da Recepção, Alojamento e Decoração, dos Shows e da Limpeza.

– Estamos todos motivados para receber o Zeskamp em Não-Me-Toque na organização contamos com o apoio de empresas, associados e amigos para alcançarmos o objetivo de integração entre os participantes das colônias holandesas e a comunidade local – disse a coordenadora geral Teodora Lütkemeyer.

O acesso aos locais dos jogos, à praça de alimentação e aos shows é livre e gratuito para todos os interessados. Além das disputas de futebol e vôlei, os organizadores estão preparando o campeonato de Rummikup, visita a empresas e um espetáculo de música e teatro.

Desafio dos lacres

Neste ano, além dos jogos de integração, uma ação social está mobilizando as seis colônias, que é a coleta de lacres de latas de refrigerante. A iniciativa de incluir o desafio à parte da competição foi lançada em Castrolanda, no ano passado. A Associação Holandesa de NMT vai premiar a colônia que trouxer o maior número de lacres, numa iniciativa que visa chamar a atenção para o reaproveitamento dos descartes e para questões sociais. Os lacres serão doados ao Rotary, que mantém o Banco de Cadeiras de Rodas. Cada 140 garrafas pet (2 litros) possibilitam a aquisição de uma cadeira de rodas.

A Colônia que apresentar a maior quantidade de lacres leva um troféu

 

Passaporte

A reivindicação dos imigrantes que residem em Não-Me-Toque é antiga e vem sendo reforçada na Embaixada dos Países Baixos no Brasil. Neste ano, conselheiro Agrícola da Embaixada dos Países Baixos, Bert Rikken esteve em Não-Me-Toque e também recebeu o pedido. Agora, junto com a realização do Zeskamp, vai estar em Não-Me-Toque a cônsul adjunta Nanna Stolze para disponibilizar o serviço de renovação e encaminhamento de pedidos de passaporte.

Será no dia 19 de julho, na casa étnica holandesa na Praça Dr. Otto Schmiedt.

Embaixada atende reivindicação da Associação Holandesa de Não-Me-Toque

 

Hospedagem

A Comissão organizadora está trabalhando com previsão de até 600 visitantes para hospedagem e na rede hoteleira, casas de aluguel e residências, além de hotéis da região. A informação é de que os hotéis já estão lotados. Também haverá camping, mas os moradores de Não-Me-Toque que tiverem disponibilidade e queiram hospedar alguém podem entrar em contato com as responsáveis: Maijke (9 9973-0911) ou Wilma (9 91 41-9768).

 

Praça de alimentação

Evento aberto ao público – ginásio, praça de alimentação e shows livre e gratuito. Na praça de alimentação que será instalada junto ao Ginásio Nenão, estarão trabalhando equipes que vão oferecer comida típica holandesa, alemã e gaúcha. Também será servido sanduíche, creps, batata frita e sopa. A copa terá renda revertida para a Apae e quem trabalhar na cozinha vai conceder uma participação aos organizadores.

O acesso à praça de alimentação será livre e gratuito para todos, inclusive pessoas não ligadas às comunidades holandesas, mediante identificação com pulseira, conforme os visitantes das seis colônias. A pulseira de acesso vale para todo o evento.

 

Tarefas

Uma equipe formada por Átila Trennepohl, Paulo van Lieshout, Márcia Stapelbroek e Meindert Borg desenvolve secretamente todas as seis tarefas do Zeskamp. O grupo está em atividades desde julho do ano passado. A cada ano o desafio é envolver os membros das equipes para trabalhar usando inteligência, estratégia e força.

Gincana ocorre no sábado à tarde, em frente ao parque da Expodireto Cotrijal, com acesso livre para todos

 

O QUE É

Zeskamp é o maior encontro anual de descendentes da imigração holandesa no Brasil, realizado há 39 anos e tradicionalmente reúne as colônias de Arapoti (PR), Campos de Holambra (SP), Carambeí (PR), Castrolanda (PR), Holambra I (SP) e Não-Me-Toque (RS).
É promovido sempre no mês de julho e em 2018 Não-Me-Toque, em sua quadragésima edição, nos dias 18 a 22 de julho, que tem como atrações as competições esportivas de futebol, vôlei, corrida, tênis, além da grande gincana dos seis campos, o Zeskamp. O encontro é rotativo entre as colônias.

O Zeskamp busca a integração entre todas as gerações, crianças e adultos dos holandeses radicados no Brasil e seus descendentes com a comunidade em geral, através do incentivo à prática esportiva e à cultura, da valorização da família.

Site: http://zeskamp.com.br/

E Facebook: Zeskamp 2018

Ricado Shwingel criou a logomarca que representa uma equipe unida no círculo no instante que antecede um confronto. A equipe conta com membros das seis colônias (representado pelas cores) mostrando que a união e a integração são mais importantes que o resultado.

Logomarca do 40º Zeskamp

Crianças também disputam o Minizeskamp

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.