Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Vital e o filho Édinei estão satisfeitos com o resultado da invenção e desejam negociar com alguma indústria interessada

23 de outubro de 2018

Agricultor inventa máquina para semeadura junto com a colheita

Vital e o filho Édinei estão satisfeitos com o resultado da invenção e desejam negociar com alguma indústria interessada

Para evitar que as áreas de terra fiquem muito tempo em pousio, o associado da Cotrijal Vital Oberherr, 62 anos, foi em busca de uma solução. E após muita pesquisa e experimentos, construiu uma máquina que permite que a semeadura das plantas de cobertura aconteça junto com a colheita da soja.

- Já cheguei a contabilizar três meses de intervalo entre uma colheita da soja e a implantação da próxima cultura. É muito tempo ocioso, sem contar que o solo fica totalmente sem proteção, o que me motivou a buscar alternativas para minimizar esse problema - explica o produtor, que trabalha  em 150 hectares, localizados em Linha Coati, interior de Colorado.

Ele trabalhou por quatro anos na pesquisa antes de colocá-la no campo.

- Nas últimas três safras de verão já foi possível colher a soja e semear a cobertura ao mesmo tempo - conta.

Acoplado a uma colheitadeira, o kit possui uma caixa de depósito de 500 litros (sementes). A dosagem é formada por um rotor eletrônico que joga a semente, que segue por um duto até a distribuição a lanço.

Além dos benefícios para o solo, que não fica em pousio após a cultura de verão, o sistema também permite otimização do maquinário e da mão de obra.

- Diminui as horas de trabalho, as entradas na lavoura e permite uma semeadura de qualidade - avalia o associado, que aguarda por contatos de empresas que queiram reproduzir a invenção.

Destaque nas redes sociais
O trabalho de construção e dos testes da nova máquina também contou com a participação de Édinei, 24 anos, filho de Vital. Foi dele a ideia de publicar um vídeo nas redes sociais para divulgar a máquina em funcionamento.
- Esse vídeo superou as nossas expectativas. Recebemos mensagens de diversos estados, muita gente curiosa para ver a nossa invenção - comenta Édinei, feliz com as mais de cem mil visualizações do vídeo no Facebook.

Acompanhamento profissional
“A máquina está funcionando bem”, quem atesta é o engenheiro agrônomo da Cotrijal, Leonardo Pesente, que assessora os trabalhos na propriedade dos Oberherr. Ele pôde acompanhar toda a evolução do projeto e acredita que tudo que for feito pensando em melhorar o sistema é bem-vindo.

- Quanto menos o solo ficar descoberto, melhor, e o equipamento traz a facilidade de evitar uma nova entrada para semeadura - afirma.

Culturas semeadas com o kit: nabo, azevém, sorgo, aveia, milheto, trigo morisco.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir