Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

A diretora da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga, vai estar em Não-Me-Toque nesta quinta-feira, para palestra aberta ao público no Salão Cristo Rei, das 19 às 20 horas

6 de novembro de 2018

Diza Gonzaga vem a Não-Me-Toque para falar sobre consequências dos acidentes de trânsito nas famílias

A diretora da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga, vai estar em Não-Me-Toque nesta quinta-feira, para palestra aberta ao público no Salão Cristo Rei, das 19 às 20 horas

O comportamento no trânsito como pedestres, passageiros ou motoristas tem efeito direto na preservação da vida. Educar para compreender e motivar atitudes de respeito às leis e normas de trânsito é tarefa das famílias e, em Não-Me-Toque, assumida também pela Secretaria Municipal da Educação.

O projeto “Educação no Trânsito e no Transporte Escolar – Informar para Conhecer e Prevenir” desenvolvido pela Secretaria da Educação desde 2017 tem sequência neste ano com atividades que iniciaram no mês de agosto e prosseguem até novembro, envolvendo equipe pedagógica, motoristas do transporte escolar, Brigada Militar, Centro de Formação de Condutores Alto Jacuí, Bombeiros Voluntários, alunos da Rede Municipal (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA) e familiares, com participação especial da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga.

De acordo com a coordenadora do projeto, Griselda Scholze Blau, o objetivo do projeto é promover a conscientização de alunos e familiares quanto ao uso com qualidade e segurança do transporte escolar. Isso se dá através de informações sobre regras de trânsito, valorização da vida e responsabilidades individuais.

- É necessário a oferta de serviço de qualidade quando falamos de transporte escolar, porém os usuários devem conhecer o motivo desta oferta, as responsabilidades do Poder Público, dos motoristas, dos alunos e das famílias – justifica a professora Griselda.

O projeto também deixa claro a contribuição das esferas Federais e Estaduais por meio do apoio financeiro, bem como a competência do município quanto à oferta do transporte escolar. Em 2016 o município implantou a carteirinha do usuário do transporte escolar e desde então o sistema vem evoluindo. Junto com o controle foi percebido a necessidade de disseminar informações buscando ainda mais segurança.

Programa

O projeto contempla aulas, palestras, visitas, contato com agentes de segurança e outras ferramentas que contribuem para que os temas desenvolvidos ao longo dos quatro meses alcancem resultados.

Os estudantes estudam sobre significado das placas de trânsito, semáforo, faixa de segurança, uso do cinto de segurança, uso do celular no trânsito, uso da cadeirinha desde bebê até a idade para usar o cinto do veículo. Também recebem noção sobre as alterações no comportamento devido uso de drogas e bebidas alcoólicas e incentivo à valorização da vida através de atitudes responsáveis.

O programa com palestras, pesquisa, seminário atividades práticas inclui a Escolinha de Trânsito da Brigada Militar de Porto Alegre e visita à fundação Thiago Gonzaga em Porto Alegre.

Participação da família dia 8 de novembro

Os familiares dos alunos terão a oportunidade de participar da palestra com a diretora da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga, dia 8 de novembro. O evento será realizado no Salão Cristo Rei, das 19 às 20 horas e também será aberto a todas as pessoas da comunidade.

- É uma grande oportunidade que a Administração Municipal está oferecendo à população, por meio da Secretaria da Educação, para conhecer a importância de adotarmos atitudes responsável no trânsito e também sabermos as consequências para as vítima de acidentes, familiares e para a sociedade. Além das dolorosas perdas humanas ou limitações causadas pelos acidentes, da interrupção de sonhos, existe também um custo financeiro arcado pelo Estado que absorve recursos dos investimentos.

- É preciso que as pessoas também tenham conhecimento para reforçar atitudes responsáveis – alerta Griselda reforçando o convite para a população.

Teatro e palestra

No dia 9 de novembro, os alunos do 4º ao 9º ano de todas as escolas de Não-Me-Toque terão a oportunidade de assistir a peça teatral “Últimos dias de Super-Herói”, no Salão Cristo Rei em quatro sessões.

FC Alto Jacuí que preparou um teatro de bonecos para alunos da educação infantil e séries iniciais

Seminário Final

O encerramento das atividades conta com realização de três seminários envolvendo alunos do 6º ao 9º ano das seis escolas municipais de Ensino Fundamental. Cada escola vai ser representada por dois alunos para apresentar os trabalhos multidisciplinares desenvolvidos sobre o tema do projeto.

Fundação Thiago Gonzaga

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga foi criada em 13 de maio de 1996 pelo casal Régis e Diza Gonzaga após a perda de seu filho.

Thiago havia completado 18 anos uma semana antes da madrugada de 20 de maio de 1995. Ao voltar de uma festa, o carro em que estava de carona chocou-se contra um contêiner colocado irregularmente em uma avenida da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A partir do sofrimento da perda, os pais de Thiago decidiram que deveriam surgir ações de prevenção para que esses fatos não se repetissem. Assim nasceu a Fundação e o Vida Urgente, que têm como missão preservar e valorizar a vida, desenvolvendo programas educativos, culturais e informativos direcionados a crianças, adolescentes, jovens e adultos com o intuito de desenvolver a humanização no trânsito.

Em 2017 Secretaria da Educação levou alunos para conhecer a Fundação Thiago Gonzaga
Texto: Helaine Gnoatto Zart | A Folha | A Folha do Sul
Fotos: Divulgação

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir