Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

UPF realiza o curso de extensão “Produção de cerveja: química, processo produtivo e harmonização”

4 de janeiro de 2019

Produção de cervejas artesanais é tema de curso de extensão na UPF

UPF realiza o curso de extensão “Produção de cerveja: química, processo produtivo e harmonização”

A produção de cervejas artesanais está em constante crescimento e um grande número de apreciadores vem se interessando cada vez mais por produtos elaborados e de maior qualidade, com aromas e sabores diversificados e distintos. Mais do que isso, quem aprecia cervejas artesanais tem buscado o entendimento do processo produtivo. Com vistas a esse mercado, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza o curso de extensão “Produção de cerveja: química, processo produtivo e harmonização”.

A atividade ocorre no dia 16 de janeiro, na Associação dos Professores da UPF. O curso inicia pela manhã, às 8h e segue até 12h e a tarde das 13h30min às 17h30min. O período de inscrições vai até 14 de janeiro, pelo site da UPF (https://secure.upf.br/eventos/eventos/405). Podem participar estudantes, professores e funcionários da UPF e comunidade em geral, bem como empreendedores, funcionários e empresários do ramo de cervejarias. O investimento é de R$ 150,00 para acadêmicos da UPF e de R$ 300,00 para a comunidade em geral.

O curso terá uma parte prática de produção com equipamentos adquiridos na região de Passo Fundo, para que o cursista possa ter ideia de como começar a produzir cerveja. A formação também tem foco em outras questões, com a teoria do processo, histórico, controle da qualidade e importância da assepsia, além de degustação de alguns tipos de cervejas e dos princípios da harmonização com comidas. A formação será ministrada pelas professoras Dra. Janaína Fischer e Me. Ana Paula Härter Vaniel e pelo Engenheiro Químico Sady Homrich, que além de especialista em cervejas é baterista da banda Nenhum de Nós.

Sady Homrich

Baterista da banda Nenhum de Nós desde sua fundação há 30 anos, Sady Homrich é Engenheiro Químico desde 1989, homebrewer desde 1983. Foi consultor de cervejas especiais das redes SONAE e Wal-Mart de 2005 a 2012; curador do Projeto Extra-malte de 2007 a 2014; colunista de cervejas da Folha de São Paulo de 2012 a 2015; jurado de concursos cervejeiros: Concurso Brasileiro de Cervejas, Copa Cervejas POA e Mondial de la Bière, entre outros. Atualmente, Homrich integra o conselho editorial da Revista da Cerveja, assinando a coluna “Palavra de Burgomestre”. É consultor cervejeiro da plataforma “Os Destemperados” e jurado do reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro, no Multishow.

Cervejas artesanais

A culinária brasileira possui uma diversidade de combinações, oportunizando a harmonização gastronômica. Assim, o entendimento dos conhecimentos químicos envolvidos em todas as etapas da cadeia produtiva, mostra-se como oportunidade de atuação profissional e um nicho atual de mercado, que perpassa pela capacitação de recursos humanos qualificados e empreendedores na inovação, desenvolvimento e melhoramento de produtos.

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir