Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Frei Laerte procedeu com a benção ao hall e à imagem de Nossa Senhora que foi trazida da Alemanha, instalada na entrada da Casa Betânia

5 de fevereiro de 2019

Congregação de Notre Dame valoriza Casa Betânia

Uma celebração com benção marcou a inauguração oficial da porta de entrada da instituição assistencial para as irmãs idosas, no dia 22 de janeiro.

Helaine Gnoatto Zart | A FOLHA

A Casa Betânia é o instituto de longa permanência onde residem as religiosas idosas e em tratamento de saúde da Congregação das Irmãs de Notre Dame. Criada no ano de 1975, dentro do Hospital Júlia Billiart, iniciou sua desvinculação como entidade própria em 1983, mas foi a partir de 1997 que ganhou identidade própria com CNPJ e formação de equipe técnica (administração, secretaria, psicóloga, assistente social, enfermagem, e demais profissionais). Tudo para atender as exigências legais e de fiscalização dos serviços voltados a assistência aos idosos, garantindo atendimento digno.

Frei Laerte procedeu com a benção ao hall e à imagem de Nossa Senhora que foi trazida da Alemanha, instalada na entrada da Casa Betânia

Durante muito tempo, a instituição teve seu acesso vinculado ao Hospital Notre Dame e, mais recentemente, recebeu obras que proporcionam uma identidade própria para a instituição. Porta de entrada com recepção, portão com acesso pela Rua Dr. Otto Stahl e ajardinamento foram concluídos no mês de janeiro.

A missa celebrada pelo frei Laerte Reis na Capela do Hospital, precedeu a inauguração e benção da porta de entrada da Casa Betânia e a benção à imagem de uma Nossa Senhora, instalada no canteiro central, entre o portão e a porta.

A imagem da Santa foi trazida da Alemanha há pelo menos 30 anos pela Irmã Robertina, que morou na Casa Betânia até seus últimos dias. Foi um presente do Colégio Ipanema, no Rio de Janeiro, obra educacional da Congregação de ND. Quando chegou em Não-Me-Toque a imagem foi entregue para a restauradora Lizelote Battistella, que restituiu a beleza e originalidade da peça que mede cerca de um metro.

A celebração contou com a presença da diretora dos Hospitais Notre Dame, Ir. Silvânia Ioner, da Superiora Provincial, Ir. Araci Maria Ludwig, secretário municipal da Saúde Marco Costa representando o prefeito, do vereador Charles Morais, da presidente do Lar do Idoso São Vicente de Paulo Loraine Becker, entre outras Irmãs da Congregação, dos Hospitais ND, residentes e pessoas da comunidade.

- Como Congregação, é justo que possamos oferecer um lugar para nossas irmãs que já dedicaram sua vida à missão de servir a Deus, inspiradas por Santa Júlia, que através desta imagem está aqui para olhar por todas – disse a Superiora Provincial.

A coordenadora administrativa da Casa Betânia, Arlete Fritzen, destacou a importância do hall de entrada e acesso externo para identificação da instituição e agradeceu, em nome das irmãs, o investimento feito pela Congregação.

Instituição ganhou porta de acesso pela rua Dr. Otto Stahl, jardim e recepção

Congregação Notre Dame

Santa Júlia Billiart fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, no ano 1804. A Congregação cresceu e se espalhou pelo mundo: Inglaterra, Itália, Estados Unidos, Brasil, Índia, Indonésia, Filipina, Coréia, África, Alemanha, Peru, e Nova Guiná.

No Brasil, chegaram em 1934, em Passo Fundo e Não-Me-Toque. Estão presentes com instituições voltadas para a educação (escolas), saúde (hospitais) e assistência social (idosos), todas filantrópicas.

Na Casa Betânia, um dos três institutos de longa permanência mantidos pela Rede Notre Dame Passo Fundo, atualmente, residem 35 religiosas e trabalham 26 pessoas.  A coordenadora Ir. Maria Lourdes Urban assumiu nesta semana, substituindo a Ir. Lori Steffen, que embarcou dia 29 de janeiro para uma missão da Congregação em Moçambique, na África. Além de Não-Me-Toque, mantém, as casas de assistência a idosos em Selbach e Espumoso.

Presidente do Lar do Idoso Loraine Becker, Secretário da Saúde Marco Costa, Superiora Provincial Ir. Araci Maria Ludwig e vereador Charles Morais

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir