Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

8 de março de 2019

Em assembleia com participação histórica Cotrijal reelege presidente e aprova balanço

Mais de mil pessoas lotaram a praça de alimentação do parque da Expodireto Cotrijal na quarta-feira, 27, para a apreciação do balanço 2018 da cooperativa e eleição da diretoria. Nei César Mânica foi reconduzido à presidência por mais três anos, sendo eleito pela grande maioria dos votos.

Assembleia aconteceu no Parque da Expodireto reuniu mais de mil pessoas, depois de 15 reuniões de núcleos

Emocionado pelo reconhecimento do quadro social, Nei César Mânica agradeceu a confiança e se disse orgulhoso por estar à frente de uma instituição sólida e segura.

- Há 23 anos fui eleito pela primeira vez presidente desta grande família e me dediquei 24 horas por dia a esta missão. Hoje a minha emoção é ainda maior por ver associados convictos, cooperativistas, defendendo a Cotrijal - ressaltou.

Mânica ainda reafirmou seu compromisso com cada associado.

- Ao lado dos Conselhos, vou continuar trabalhando e projetando a Cotrijal para o Brasil, mostrando a força do agronegócio e do cooperativismo. Caminhamos muito até aqui, mas muitos passos ainda serão dados em favor dos associados - acrescentou o presidente.

O associado Udo Werner Schmiedt se apresentou na assembleia como candidato avulso à presidência da cooperativa. O fato de a candidatura não ter sido acompanhada de uma chapa com candidatos para os demais cargos do Conselho de Administração, inviabilizou a pretensão de Udo. O presidente Ad hoc (indicado com a finalidade de conduzir a assembleia) apontou o estatuto que determina o prazo e a forma de apresentação das candidaturas.

Com a presença de 830 associados aptos a votar, as cédulas de votação apontaram 758 votos para a chapa de Nei César Mânica.  O público da assembleia reuniu associados e familiares. Alguns associados não receberam credencial para votar por não estarem em dia com seus deveres perante a cooperativa, prerrogativa estabelecida pelo estatuto social.

Nei César Mânica foi reeleito presidente para mais três anos, mesmo mandato de quatro conselheiros da Administração e um ano de mandato para os seis conselheiros fiscais

Ano fecha com números recordes

O faturamento de 2018 cresceu 38% em relação a 2017, chegando a R$ 2.388.281.659,00. E as sobras chegaram a R$ 13.579.162,77, crescimento de 71% na comparação com o ano anterior.

Os números foram apresentados ao quadro social durante as reuniões de núcleo em 15 encontros entre os dias 12 e 20 de fevereiro. A assembleia é um momento em que a cooperativa encerra o processo democrático junto ao seu associado, que debate detalhadamente o balanço e escolhe os seus representantes.

Público expressivo

A assembleia geral 2019 foi a segunda com maior participação do quadro social da história da Cotrijal – em 5 de dezembro de 1985, a assembleia reuniu 1.807 associados.

O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, destacou que é na assembleia onde todas as decisões são validadas.

- Tudo foi realizado de forma idônea, atendendo o que diz o estatuto da cooperativa. E a grande adesão do associado à assembleia mostra um quadro social consistente, unido e que sabe a direção que quer levar a Cotrijal - enfatizou.

Eleição de novos conselheiros

Durante a assembleia geral também foram eleitos associados para os cargos com mandato em vencimento no Conselho de Administração e no Conselho Fiscal. Confira a relação completa dos conselheiros empossados:

Conselho de Administração (mandato de 3 anos):
Região Sede: Luiz Roberto Gobbi (Carazinho)
Região Um: Jonas Francisco Roesler (Saldanha Marinho)
Região Dois: Jackson Berticelli Cerini (Tio Hugo e Ernestina); Fabiana Venzon (Passo Fundo)
Conselho Fiscal (mandato por 1 ano):
Titulares:
Leandro Burgel de Souza (Sede)
Celito Dal Pizzol (Região Um)
Ismar Schneider (Região Dois)
Suplentes:
Inézia Toso Meira (Sede)
Ricardo César Tomazoni (Região Um)
Alfredo Bürgel (Região Dois)

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir