Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Apae e Lar do Idoso poderão colher cerca de 3,5 toneladas de alimentos cultivados em um espaço de 0,3 hectare da parcela da Horticultura, no espaço da Emater/RS-Ascar - Foto Helainde GZ

19 de março de 2019

Emater encerra participação na Expodireto doando produção para Apae e Lar do Idoso

Apae e Lar do Idoso poderão colher cerca de 3,5 toneladas de alimentos cultivados em um espaço de 0,3 hectare da parcela da Horticultura, no espaço da Emater/RS-Ascar - Foto Helainde GZ

Cerca de 3,5 toneladas de alimentos cultivados em um espaço de 0,3 hectare da parcela da Horticultura, no espaço da Emater/RS-Ascar dentro da Expodireto, foram doadas para o Lar do Idoso São Vicente de Paulo e para a Apae, entidades de Não-Me-Toque.

A entrega simbólica foi feita na tarde desta sexta-feira (15/3) para a vice-presidente do Lar do Idoso, Edite Prates, pelo gerente regional Oriberto Adami e pelo gerente regional adjunto, Dartanhã Luiz Vecchi.

No total, foram doadas 14 espécies de hortaliças como tomate, berinjela, abobrinha, brócolis, pimentão, repolho, entre outros.

Avaliação aponta importância da extensão rural

Espaço da Emater/RS-Ascar na Expodirto Cotrijal 2019 - Foto Helaine GZ

Ao encerrar a vigésima edição da Expodireto Cotrijal – 11 a 15 de março - a Emater/RS-Ascar avalia positivamente a sua participação. Foram oficinas, demonstrações, fóruns, seminários, troca de experiências e conhecimento, que durante os cinco dias da feira aproximaram os extensionistas dos visitantes. Dezesseis temas técnicos estiveram presentes na área da Instituição dentro da feira, que ocupa cerca de dois hectares, além do Recanto Temático, espaço nobre que, por meio de 22 cenários, apresentou a história e a evolução da erva-mate.

- Durante a feira, os extensionistas, assim como fazem ao longo dos dias do ano, fizeram com que conhecimento e tecnologias produzidas pela academia e pela pesquisa chegassem ao produtor, nas parcelas da Emater, na Expodireto -disse o presidente da Emater/RS, Iberê de Mesquita Orsi.

De acordo com Orsi, a ação extensionista de levar conhecimento e tecnologia ao produtor se fez notar pelos números da estimativa da safra, divulgados durante o Café da Manhã para a Imprensa.

- Nossos técnicos estão a campo, fazendo o que o Estado espera de nós, para aumentar a produção e fazer com que o Estado, através da agricultura familiar e do agronegócio saia das condições financeiras em que se encontra. Tenho certeza de que o caminho é esse - avaliou.

O presidente da Cotrijal, Nei Mânica, reforça a importância da presença da Extensão Rural dentro da feira e elogia o profissionalismo da equipe da Emater/RS-Ascar.

- A Emater é o nosso pilar de sustentação na produção de alimentos, na pequena propriedade principalmente. Nossa gratidão e reconhecimento por todo esse trabalho, que encanta todos os visitantes de todos os recantos do nosso Brasil - declarou Mânica.

Armazenagem de grãos no Espaço da Emater/RS-Ascar na Expodirto Cotrijal 2019 - Foto Choks

Agroindústrias comercializam R$ 1 milhão

No Pavilhão da Agricultura Familiar, que contou com 182 expositores, sendo 142 agroindústrias familiares e 40 empreendimentos de artesanato plantas e flores, de 116 municípios gaúchos, o volume da comercialização somou R$1.052.578,00.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal
Equipe que trabalhou no Espaço da Emater/RS-Ascar na Expodirto Cotrijal 2019 - Foto Emater
Espaço da Emater/RS-Ascar na Expodirto Cotrijal 2019 abordou diversidade - Foto Choks

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir