Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

19 de março de 2019

Parque da Expodireto Cotrijal ganha Calçada da Fama do Agro

 Uma das ações especiais pelos 20 anos da Expodireto Cotrijal foi a inauguração da Calçada da Fama do Agro, na manhã de segunda-feira (11), após a cerimônia de abertura oficial da feira. O espaço, que fica no jardim central do parque, presta homenagem a 20 personalidades que são importantes no desenvolvimento do agronegócio brasileiro e da Expodireto Cotrijal.
O ato foi marcado pelo forte prestígio de autoridades, imprensa e pela emoção de familiares dos homenageados. O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e a ministra da Agricultura Tereza Cristina acompanharam cerimônia.
Nas placas em bronze, com o símbolo de uma folha, figura o nome de 20 lideranças políticas e personalidades do agro brasileiro, entre elas os ex-ministros da Agricultura Roberto Rodrigues e Francisco Turra, que falou em nome dos homenageados.
A lista de homenageados engloba lideranças políticas e de entidades, pesquisadores, empresários e consultores.

- A intenção é eternizar pessoas que fazem o agronegócio ser o setor que sustenta a economia brasileira - ressalta presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.
O ato de inauguração contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e do governador do RS, Eduardo Leite, dentre outras autoridades.
No único pronunciamento, Sérgio Turra falou com a autoridade de quem conhece a Expodireto desde seu planejamento, em 1999:

- Tive o prazer de conhecer a Expodireto ainda como ministro da Agricultura e ouvir as palavras sonhadoras de Nei Mânica que disse ‘nós vamos fazer aqui na nossa Não-me-Toque a maior feira agrícola do país onde a principal atração será o produtor’. E foi isto que aconteceu. Chegar na Expodireto é poder espiar o futuro e nós vimos isso acontecer ano após ano.

Os homenageados

Ana Amélia Lemos
André Pessôa
Antônio Sartori
Carlos Rivaci Sperotto (in memoriam)
Dirceu Neri Gassen (in memoriam)
Erlei Melo Reis
Francisco Matturro
Francisco Sérgio Turra
Irmfried Otto Ingbert Harry Schmiedt (in memoriam)
José Luiz Tejon Megido
José Tadashi Yorinori (in memoriam)
Kurt Gottfried Kissmann (in memoriam)
Luis Carlos Heinze
Nei César Manica
Odacir Klein
Ottoni de Sousa Rosa
Paulo Sérgio Pinto
Roberto Rodrigues
Rui Polidoro Pinto
Shiro Nishimura

Inauguração contou com a presença do vice-presidente da República Hamilton Mourão, da ministra da Agricultura Tereza Cristina, do governador do estado Eduardo Leite e do presidente da Cotrijal Nei César Mânica - Foto Choks
Sérgio Turra, que falou em nome dos Homenageados, participou das 20 edições da feira. Recebeu a medalha das mãos do governador Eduardo Leite - Foto Helaine GZ

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir