Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Parcialmente nublado
14°
8°C
Não-Me-Toque/RS
Parcialmente nublado
Destaques

Para evitar prejuízos à produção agrícola, Lasier quer combater extinção de abelhas

Em Não-Me-Toque, um produtor de mel teve 44 colmeias dizimadas por pesticidas agrícolas
Para evitar prejuízos à produção agrícola, Lasier quer combater extinção de abelhas
Morte de abelhas é comum em áreas agrícolas
03.04.2019 14h00  /  Postado por: helaine

Morte de abelhas é comum em áreas agrícolas – foto divulgação

O senador Lasier Martins (Pode-RS) apresentou nesta semana um projeto (PL 1918/2019) para estabelecer medidas de estímulo à pesquisa e à proteção das populações abelhas, principais polinizadores do planeta.

A iniciativa é uma resposta à preocupação de cientistas nacionais com a significativa redução de colônias desses polinizadores e visa, ainda, evitar prejuízos à produção agrícola.

A polinização impacta na quantidade e também na qualidade dos produtos agrícolas, fundamentais para a economia do Rio Grande do Sul e do Brasil.

– Especialistas na área apontaram que estes agentes polinizadores são fundamentais para promover a reprodução de diversas espécies vegetais, para preservar a biodiversidade e o nosso patrimônio genético, e para aumentar a produção agrícola – explica o senador.

– Só no município de Cruz Alta, mais de 20% de todas as colmeias foram perdidas apenas entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019 – acrescenta Lasier Martins.

No Brasil, das 141 espécies de plantas cultivadas para uso na alimentação humana, produção animal, biodiesel e fibras, aproximadamente 60%, ou seja, 85 espécies dependem da polinização animal. Entre as produções impactadas estão soja, milho, trigo, arroz, tomate, pêssego, pinhão, ameixa, entre outros.

A proposta, além de determinar estímulos à pesquisa, obriga a inserção de ações de proteção de abelhas na Política Nacional do Meio Ambiente, na Lei de Agrotóxicos, no Novo Código Florestal e na Lei de Biodiversidade. A matéria aguarda designação de relator na Comissão de Agricultura (CRA) e depois segue para decisão terminativa da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado.

Projeto (PL 1918/2019) do senador Lasier Martins visa estabelecer medidas de estímulo à pesquisa e à proteção das populações abelhas, principais polinizadores do planeta – foto divulgação

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.