Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Morte de abelhas é comum em áreas agrícolas

3 de abril de 2019

Para evitar prejuízos à produção agrícola, Lasier quer combater extinção de abelhas

Morte de abelhas é comum em áreas agrícolas - foto divulgação

O senador Lasier Martins (Pode-RS) apresentou nesta semana um projeto (PL 1918/2019) para estabelecer medidas de estímulo à pesquisa e à proteção das populações abelhas, principais polinizadores do planeta.

A iniciativa é uma resposta à preocupação de cientistas nacionais com a significativa redução de colônias desses polinizadores e visa, ainda, evitar prejuízos à produção agrícola.

A polinização impacta na quantidade e também na qualidade dos produtos agrícolas, fundamentais para a economia do Rio Grande do Sul e do Brasil.

- Especialistas na área apontaram que estes agentes polinizadores são fundamentais para promover a reprodução de diversas espécies vegetais, para preservar a biodiversidade e o nosso patrimônio genético, e para aumentar a produção agrícola - explica o senador.

- Só no município de Cruz Alta, mais de 20% de todas as colmeias foram perdidas apenas entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019 - acrescenta Lasier Martins.

No Brasil, das 141 espécies de plantas cultivadas para uso na alimentação humana, produção animal, biodiesel e fibras, aproximadamente 60%, ou seja, 85 espécies dependem da polinização animal. Entre as produções impactadas estão soja, milho, trigo, arroz, tomate, pêssego, pinhão, ameixa, entre outros.

A proposta, além de determinar estímulos à pesquisa, obriga a inserção de ações de proteção de abelhas na Política Nacional do Meio Ambiente, na Lei de Agrotóxicos, no Novo Código Florestal e na Lei de Biodiversidade. A matéria aguarda designação de relator na Comissão de Agricultura (CRA) e depois segue para decisão terminativa da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado.

Projeto (PL 1918/2019) do senador Lasier Martins visa estabelecer medidas de estímulo à pesquisa e à proteção das populações abelhas, principais polinizadores do planeta – foto divulgação

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir