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Inscrições abertas para receber auxílio transporte estudantil

Inscrições abertas para receber auxílio transporte estudantil
Diogo Soares Gonçalves, presidente da Acreu, recebeu a notícia do aumento do recurso
15.04.2019 10h21  /  Postado por: helaine

A Administração de Não-Me-Toque está recebendo inscrições para o programa de Auxílio Transporte Estudantil Intermunicipal. Diferente do Passe Livre Estudantil Estadual, este auxílio é concedido pelo Município e possui critérios diferentes conforme estabelecido no Edital nº 62/19. No total serão oferecidos 202 auxílios divididos entre estudantes que se deslocam a Carazinho, Passo Fundo, Sertão, Tapera e Sarandi.

Valor do auxílio e número de vagas

 

No dia 2 de abril, o prefeito Pedro Paulo recebeu em seu gabinete o presidente da Associação Cultural e Recreativa de Estudantes Universitários (Acreu) de Não-Me-Toque, Diogo Soares Gonçalves. Acompanharam a audiência a secretária da Administração e Planejamento Noeli Machry e do vereador Charles Morais

Na oportunidade, o prefeito confirmou a liberação por parte da Administração de R$ 250 mil  para o Programa Municipal de Auxílio Transporte Universitário.

O edital de inscrições para o Programa foi publicado no dia 9 de abril no site da Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque (https://naometoquers.com.br/) e no Jornal A Folha (12/4/2019).

Para ter direito ao auxílio é necessário que o estudante inscreva-se no programa e apresente toda documentação necessária. Para manter o benefício o estudante deve prestar contas, conforme estabelece o edital.

– Estamos atendendo uma antiga reivindicação da classe. Esperamos que cresça a adesão ao programa por parte dos estudantes – comentou o prefeito Pedro Paulo.

O vereador Charles explicou que desde o ano passado, quando foi criado o programa de auxílio para pagamento do transporte universitário, já ocorreram alterações, com o objetivo de facilitar o acesso e beneficiar o maior número possível de jovens.

Para receber o auxílio o estudante precisa ter renda individual menor que R$ 3 mil ao mês. Para manter o benefício precisa utilizar o transporte coletivo e prestar contas até 7 dias após o recebimento da parcela.

Neste semestre serão quatro parcelas. Se houver cem alunos inscritos no programa, a estimativa é de que a ajuda de custo alcance R$ 400 para quem vai para a universidade ou escola técnica todos os dias da semana.

Diogo Soares Gonçalves, presidente da Acreu, recebeu a notícia do aumento do recurso

As inscrições deverão ser feitas no Setor de Protocolo Geral da Prefeitura Municipal das 8h e 15min às 11h33min e das 13h30min às 17h, no período de 09 a 26 de abril de 2019

Documentos necessários para inscrição:

Ficha de inscrição, de acordo com o Anexo I;

Cópias dos seguintes documentos do estudante:

  • Documento de identificação com foto;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Cartão de conta bancária em nome do estudante.

Cópia dos comprovantes de rendimento do estudante, conforme o tipo de atividade:

  • Se assalariado, o último contracheque e carteira de trabalho atualizada;
  • Se trabalhador autônomo ou profissional liberal, Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) original, anual, assinada por contador inscrito no CRC, ou guias de recolhimento de contribuição previdenciária dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada, devidamente quitadas, e declaração detalhada do Imposto de Renda do último exercício;
  • Se aposentado, pensionista ou segurado, comprovante de recebimento da aposentadoria, pensão ou benefício, com identificação do beneficiário e comprovação dos outros rendimentos, do último mês;
  • Se empresário, comprovante de pró-labore (feito pelo contador da empresa, registrado no CRC) e Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e Pessoa Jurídica correspondente ao último exercício, conforme as normas da Secretaria da Receita Federal; ou Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional – DASN – SIMEI (se microempresário);
  • Se produtor rural, Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, contendo o rendimento bruto dos três últimos anos, área plantada, cultivares e dependentes da renda (de acordo com o Anexo II); e cópia da CTPS contendo a página de identificação, frente e verso, a página contendo o último registro de trabalho e a página seguinte em branco ou Declaração do Imposto de Renda do último exercício e cópia do ITR ou Contrato de Arrendamento.
  • Se receber auxílio de terceiros, declaração de quem concede auxílio, constando o valor concedido e a sua periodicidade.
  • Se desempregado, cópia da CTPS, contendo a página de identificação frente e verso, a página contendo o último registro de trabalho e a página seguinte em branco, e declaração de que não exerce qualquer atividade remunerada nem é beneficiário de órgão oficial (de acordo com o Anexo III).
  • Se beneficiário de Programa Federal de Transferência de Renda (Programa Bolsa Família – PBF, Benefício de Prestação Continuada – BPC), comprovante de recebimento do benefício com a identificação do valor e nome do beneficiário, do último mês.

 Cópia de comprovante de residência do estudante:

  • Se casa própria ou financiada, comprovante de água, luz ou telefone atualizado (mês antecedente à inscrição);
  • Se imóvel locado, cópia do contrato de locação e comprovante de pagamento do aluguel dos últimos 3 (três) meses;
  • Se imóvel cedido, declaração do cedente da moradia, especificando as condições da cedência e comprovante de água, luz ou telefone atualizado (mês antecedente à inscrição), de acordo com o Anexo IV.

Comprovante de domicílio eleitoral do estudante, através de certidão de quitação eleitoral emitida nos últimos 30 (trinta) dias (emitida no site http://www.tre-rs.jus.br).

Cópia da matrícula do semestre letivo, onde constem os dias de aula (dias da semana).

Mais informações podem ser obtidas junto a Administração Municipal através do fone (054) 3332-2600

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