Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

27 de maio de 2019

Simpósio debate avanços no tratamento do câncer de pulmão

Em 2019, são estimados 33 mil novos casos de câncer do pulmão no Brasil. No Rio Grande do Sul, esse é o segundo tumor mais incidente em homens e o terceiro em mulheres. Apesar da constante evolução nos tratamentos, continua sendo um dos que mais mata, considerado a principal causa de morte por câncer em homens e a segunda em mulheres. O tema foi discutido no 1º Simpósio de Câncer de Pulmão, promovido pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), no sábado (11) no auditório da Unimed, em Passo Fundo. O Simpósio abordou casos clínicos reais, envolvendo todas as especialidades médicas que atuam no tratamento e cuidado do paciente com câncer de pulmão.

Fazer quimioterapia antes de operar o paciente com câncer de pulmão é uma das alternativas que está sendo utilizada.

- Uma estratégia cada vez mais comum no câncer de pulmão é fazer quimioterapia e tratamentos novos antes da cirurgia em pacientes com doença operável localizada - observou o diretor de Oncologia e Hematologia do Centro Oncológico Beneficência Portuguesa de São Paulo, o oncologista clínico Dr. William Nassib William Junior.

Avanços na tecnologia

A cirurgia videoassistida e robótica no câncer de pulmão estão consolidadas. O tema foi abordado pelo diretor geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo e professor Honorário do Departamento de Cirurgia da University College of London, o cirurgião torácico Dr. Riad Younes.

- A agressividade de uma cirurgia era muito grande antigamente. Conseguimos por meio da tecnologia, ampliar a cirurgia para uma população que antes não se beneficiava, idosas ou com problemas cardíacos - ressaltou o cirurgião.

 Fatores de risco

O tabaco lidera o ranking de fatores de risco para o desenvolvimento de tumores e está associado a mais de 10 tipos de câncer, sendo responsável por cerca de 30% das mortes por câncer. Acredita-se que nove de cada dez câncer de pulmão são decorrentes do tabaco. Conforme o Inca, fumantes chegam a ter vinte vezes mais chances de ter esse tipo de câncer que não fumantes.

Fonte: Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN)

Dr. Riad Younes falou dos avanços tecnológicos para tratamento da doença 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir