Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

7 de junho de 2019

Secretaria da Saúde receberá Incubadora neonatal do Estado

Equipamento foi doado pela Secretaria Estadual de Saúde para suprir eventuais emergências. Transporte neonatal emergencial é responsabilidade do Estado.

Na terça-feira (4), o prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa e o secretário da Saúde Marco Costa reuniram-se com a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann. Na ocasião foram discutidos assuntos como o acesso à referências regionais, especialmente com relação a Carazinho, a nova formatação da regionalização dos partos com a possibilidade de Não-Me-Toque ter um serviço regionalizado e ainda sobre questões de saúde mental, onde o município tem casos específicos de difícil resolução.

Reunião também tratou da regionalização dos partos

Outro assunto pautado foi a doação, por parte do Estado, de uma Incubadora Neonatal, para uso em serviço de UTI Móvel, a qual teve o termo de doação assinado na oportunidade. A previsão é que nos próximos dias o equipamento seja disponibilizado ao município.

Imagem ilustrativa da incubadora

Conforme o secretário da Saúde Marco Costa, este equipamento ficará disponível como salvaguarda para eventos emergenciais, quando houver problemas com a regulação estadual, uma vez que o transporte neonatal de emergência é responsabilidade do Estado. Desta forma, o município não integrará a regulação dos serviços, mas, tendo o equipamento, poderá articular com municípios da região para compor um serviço de transporte com a finalidade de suprir eventuais deficiências por parte do estado.

No ano de 2018, Não-Me-Toque registrou um óbito neonatal, na qual o serviço de transporte teve uma demora considerável. O desafio da gestão agora é compor uma equipe emergencial para atuar nessas situações.

Fonte: Jaques Petry
Asscom Prefeitura de Não-Me-Toque/RS

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir