Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

26 de junho de 2019

Uma organização formadora de líderes

Por: Fernando Luis Concatto

A JCI é uma associação mundial de pessoas jovens de 18 a 40 anos de idade, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades.

A JCI não tem cor racial, religiosa ou política e tem sido definida como “uma organização educacional suplementar” na qual os jovens de uma comunidade podem associar-se dentro de um espírito de companheirismo e compreensão para desenvolver uma consciência cívica em seus membros, através de uma participação ativa em projetos construtivos que beneficiam a comunidade.

A JCI se utiliza da energia e do entusiasmo dos jovens para desenvolver seu espírito de iniciativa e liderança defendendo a liberdade de empresa, os direitos do indivíduo, estimulando a fraternidade entre os homens e servindo a humanidade, sob a égide da liberdade e da democracia.

Juniors de todos os tempos reunidos na comemoração dos 45 anos

A JCI congrega mais de 200.000 jovens em 110 países e territórios. As organizações locais (capítulos) estão espalhadas por mais de 6.000 comunidades.

A JCI de Sarandi, quando fundada em 22 de junho de 1974, era chamada Câmara Junior de Sarandi – Cajuáguas -, em homenagem a Água Mineral Sarandi. No decorrer do tempo, a organização mundial padronizou o nome para JCI (Junior Chamber International).

Membros atualmente ativos da JCI Sarandi

No dia 22 de junho, membros da JCI Sarandi organizaram jantar festivo para comemorar os 45 anos de existência da organização formando lideranças jovens. O evento realizado nas dependências do Clube Harmonia - local da fundação – contou com a presença de membros juniores, seniors, senadores, fundadores, ex-juniores e vice-presidente nacional da JCI Robson Mendonça. O prefeito de Sarandi, Leonir Cardoso, e o secretário municipal da Educação, Paulo Kasper, prestigiaram a comemoração.

Foram homenageados os fundadores, ex-presidentes, membros Honorários, membros Beneméritos e Senadores da JCI.

Melânia Vedana, atual presidente da JCI Sarandi afirmou:

- Comemorar 45 anos exatamente no dia e local da fundação é uma grande alegria, especialmente porque contamos com a presença de fundadores, seniors, senadores, membros atuais, passados presidentes, autoridades, imprensa, patrocinadores, apoiadores, entidades coirmãs, familiares e inúmeras pessoas que nos prestigiaram. Todos ajudaram a escrever a história dos 45 anos, unidos no mesmo objetivo que é buscar o desenvolvimento pessoal para impactar positivamente na sociedade -.

Vice-presidente nacional da JCI Robson Mendonça, Melania Vedana atual presidente da JCI e o prefeito municipal Leonir Cardoso

Helaine Gnoatto Zart falou em nome dos presidentes que ocuparam o cargo nos 45 anos:

- Falar em nome dos 44 que ocuparam a presidência é mais que uma honra, é um compromisso de manifestar gratidão e reconhecimento a todos que mantiveram viva a chama do juniorismo, o ímpeto de fazer existir uma escola de liderança. Olhando para o rol de pessoas que passaram por esta magnífica organização, é fato constatar que a essência da JCI vem sendo praticada dia após dia -.

Membros que ocuparam o cargo de presidente

Projetos

A JCI Sarandi foi protagonista na implantação de 16 projetos na cidade:

  • Criação da Bandeira do Município
  • Instalação do telefone automático
  • Apae
  • CDL e SPC
  • Associação de Proteção do Meio Ambiente
  • Natal Luz
  • Festijunior
  • Festival do Chopp
  • Sede social
  • Sediou duas Convenções Nacionais
  • Feira do Produtor
  • Guia Telefônico
  • Programa de Rádio da JCI
  • Atividades de Integração no Patronato Julio Mailhos
  • Concurso de Oratório Estudantil
Membros fundadores e representantes
Alucir Demarco, Senador JCI; Ivania Scheibe representando o marido João Carlos Scheibe que recebeu o título de Membro Honorário da JCI; Melania Vedana atual presidente da JCI, e Helaine Gnoatto Zart, presidente no ano de 1989

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir