Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Divulgação / Seduc

4 de julho de 2019

Educação oferece cursos online gratuitos para professores e comunidade escolar

O Centro Virtual de Formação (CVF), plataforma da Secretaria da Educação (Seduc), oferece cursos online nas áreas de comunicação e tecnologia para professores, estudantes e comunidade escolar.

As oportunidades são as seguintes: Rádio Escolar, Edição de Imagem, Vídeos, Informativo Escolar, ABC da Informática e Projeto de Vida. A rede pública estadual de ensino conta hoje com mais de 60 mil professores e 900 mil alunos.

Mara Rosane Noble Tavares, assessora de tecnologia da Seduc que coordena a ação, explica que a ferramenta foi criada com a intenção de proporcionar um ambiente para estimular o engajamento dos participantes: “Queremos padronizar a oferta de cursos online para a comunidade da educação com qualidade. Todos os temas são apresentados com metodologias inovadoras para que alunos e professores se sintam atraídos pelos conteúdos”, explica.

Na educação continuada para os profissionais do ensino, mais de 300 mil professores já passaram pelo CVF. Apenas em 2018, foram mais de 20 mil educadores, 5 mil gestores e 1.500 funcionários. Estudantes e comunidade também podem realizar os cursos e oficinas, que são gratuitos, e geram certificados. Ao longo de 2019, conteúdos sobre novos temas serão disponibilizados na plataforma.

Estudantes, professores e comunidade podem realizar os cursos e oficinas, que são gratuitos, e geram certificados

Confira a lista de capacitações disponíveis:

Rádio Escolar
Com uma rádio na escola, é possível deixar a hora do intervalo mais divertida e com assuntos de interesse dos estudantes e professores. Além disso, os alunos desenvolvem a comunicação, a oralidade e a criatividade para fazer diariamente programas diferentes.

Vídeos
Já pensou em fazer roteiros, gravação, edição e publicação de vídeos de forma mais profissional e encantar os alunos? Transforme a prática de fazer vídeos em uma atividade de sala de aula.

Informativo
Crie com seus estudantes um informativo, desenvolva a criatividade e ajude na formação de leitores habituais. Você irá conhecer diferentes formatos e também ferramentas para a construção do seu informativo.

Imagens
Você sabia que é possível produzir ótimas fotografias até mesmo com o celular? Aprenda a fazer enquadramento correto, editar fotos e conheça mais sobre os direitos autorais de imagens na internet. Crie um projeto junto de seus alunos e aproveite os recursos tecnológicos através das fotografias.

ABC da Tecnologia
Cansado de pedir ajuda para as ações básicas no computador? Conheça a história, as ferramentas básicas e como funciona a área de trabalho do computador. Você também irá saber a forma correta de ligar e desligar sua máquina, a zipar arquivos e pastas.

Projeto de Vida
Ajude a desenvolver as habilidades cognitivas e não cognitivas do jovem na elaboração de um projeto para a vida dele. Com o curso, você poderá orientar os estudantes a identificar seus potenciais, interesses e paixões, e a estabelecer estratégias e metas.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Patrícia Specht/Secom

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir