Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

24 de julho de 2019

Associação beneficia pessoas em tratamento de câncer em Passo Fundo

A Casa de Apoio da Aapecan em Passo Fundo completou em junho um ano de atividades. Inaugurada em 2018, a sede tem desde sua concepção o objetivo de atender a uma cidade referência no tratamento do câncer.

Neste primeiro ano de vida, a unidade realizou palestras, reuniões, oficinas, acompanhamentos, e uma diversidade de ações visando o bem-estar de seus usuários, e a estabilidade estrutural e emocional para garantir que o tratamento à doença seja efetivo. Atualmente com 108 cadastros, a casa de apoio tem uma média de 35 pessoas ativas somente na cidade.

Coordenador Guilherme Guido

- A Aapecan se instalou em Passo Fundo pois era um dos únicos centros de tratamento oncológico que não tinha uma unidade ainda, e a comunidade cobrava esse local, para possibilitar esse amparo às pessoas do norte do estado -, relata Guilherme Guido, coordenador da unidade de Passo Fundo.

Segundo o coordenador, quem visita a sede geralmente acaba adotando e fazendo parte da Aapecan.

- A recepção da Aapecan em Passo Fundo está sendo boa. Quando nós apresentamos a causa, explicamos o que realmente é a nossa casa, as pessoas daqui nos abraçam e entendem as nossas dificuldades - afirma.

Entretanto, Guido projeta muito trabalho pela frente:

- Ainda estamos lutando para chegar a toda comunidade do município, pois nem todo mundo escuta o rádio, vê televisão ou tem acesso à internet, então temos que fazer essa comunicação de todos os meios.

Conheça a Aapecan

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade. A Aapecan possui 14 unidades de atendimento e dez Casas de Apoio em todo Rio Grande do Sul, e foi fundada em 2005 em Caxias do Sul, por voluntários que perceberam a dificuldade que enfrentavam as pessoas com a doença, devido aos custos de internação e medicação.

A casa de apoio de Passo Fundo foi inaugurada em junho de 2018, realizando atendimentos individuais, grupos de apoio, encontros, visitas domiciliares, oficinas, confraternizações e passeios. A Aapecan oferece orientação e acompanhamento social e psicológico sem custos, buscando amenizar o sofrimento e fortalecer os laços afetivos para ajudar no tratamento oncológico.

A Aapecan se mantém com a ajuda de todos. Através de doações, fornecemos aos nossos assistidos alimentação, suplementos, medicamentos, carinho, e todo apoio para o enfrentamento da doença. Como retribuição, a Aapecan realiza palestras e ações educativas em empresas, escolas e instituições, para reeducar a população e promover a prevenção dos mais variados tipos de câncer.

Doações

No momento, a entidade está realizando uma campanha para ajudar um homem de 49 anos, da cidade de Rondinha, que está fazendo tratamento contra um tumor na garganta. Devido estar se alimentando por sonda, ele precisa de um suplemento alimentar, chamado Isosource 1.5, que ajuda na manutenção de peso e fortalecimento durante o tratamento. O custo médio do suplemento é de R$ 35,00 o litro, sendo o consumo de 8 unidades por semana.

- Se você quiser ajudar nesta campanha ou ajudar a entidade, a contribuição voluntária pode ser feita em valores que não afete seu orçamento. Qualquer valor é muito importante. A doação pode ser feita através do nosso mensageiro, que vai até o local em data e horário combinados para buscar a colaboração ou, via depósito bancário – explica o coordenador Guilherme Guido.

Caso a operação seja feita, solicitamos que um comprovante de depósito, identificado, seja enviado como resposta para o seguinte contato (54) 9.84328199, via whatsapp.

BANRISUL - AG: 0762

C/C: 0611228205

CAIXA - AG: 0494, e OP: 003

C/C: 63020

CNPJ: 07.280.658/0018-91

Nota: Com correção no número da agência. Atualizado em 26/7/2019. 17h16

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir