Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Trentin, Paulão e Charles continuam em busca de alternativa viável

23 de agosto de 2019

Vereadores continuam em busca de modelo para atender demanda do esgoto da cidade

Por: Tatiel Zart – thzcanal@gmail.com

Na manhã de quinta-feira, dia 22 de agosto, os vereadores progressistas Charles Morais, Cláudio Trentin e Paulo Rodrigues, estiveram mais uma vez em viagem buscando alternativas para o problema relacionado à limpeza de fossas o qual o município está passando, desta vez visitando o município de Coxilha (RS).
Recebidos pelo Vice-Prefeito Adão Airton de Oliveira e pelo secretário do Meio-Ambiente Vagner Negri, foram levados para conhecer a unidade de tratamento construída pelo município. O local recebe todas as cargas de limpeza de poço negro e fossa séptica. Os resíduos são direcionadas aos tanques onde ocorre o tratamento até liberação do líquido em condições de ser liberado para o solo, sem riscos para o meio-ambiente.
- O município de Coxilha investiu aproximadamente R$ 50 mil e a população paga um valor simbólico para a realização da limpeza das fossas, valor muito distante dos mais de mil reais que o munícipe de Não-Me-Toque se vê obrigado pagar, por conta da falta de alternativas – comentou o vereador Charles.

Trentin, Paulão e Charles continuam em busca de alternativa viável

Os vereadores estão buscando alternativas para viabilizar a solução deste sério problema o mais breve possível.

- Apresentaremos mais este modelo ao Executivo Municipal e cobraremos alternativas imediatas. Hoje, temos que a Corsan que não está cumprindo o seu papel, mas é o povo que está pagando essa conta - destacou o vereador Charles Morais.

O problema

O município de Não-Me-Toque está passando por um problema de saúde pública que preocupada todos os munícipes. A pauta relacionada ao tema Limpeza de Fossas e Esgotamento de Poço-Negro no município está sendo debatida diariamente entre órgãos responsáveis, gestão pública, iniciativa privada e população em geral.
O município não possui unidade de tratamento de resíduos da Corsan e também não existem empresas locais que realizam este tipo de serviço, atualmente maior parte da comunidade não possui condições financeiras para realizar o pagamento da limpeza de fossas realizada pela Corsan, valor estimado em mais R$ 1.000,00, situação que se agrava ainda mais quando aplicada em realidades de famílias mais carentes do município.

Audiência Pública
Visando maior transparência e esclarecimentos adequados para a comunidade de Não-Me-Toque o vereador Charles Morais (PP), solicitou uma audiência pública. Onde foram convocados principalmente os setores responsáveis pela parte de fiscalização e setor ambiental do Poder Executivo, Corsan e Ministério Público para um debate. Essa importante audiência ocorreu no dia 8 de agosto, na Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, contando com à participação de dezenas de cidadãos interessados em encontrar alternativas mais viáveis financeiramente para todos.

Modelo Ibiaça
Os vereadores do PP, Charles Morais, Claudio Trentin e Paulo Rodrigues tomaram a iniciativa de buscar alternativas aplicáveis que deram certo em outros municípios do estado passaram pelo mesmo problema. Tomaram conhecimento do sistema de armazenamento implantando no ano de 2013 no município de Ibiaçá, onde foram conhecer, no dia 2 de agosto, e já apresentaram o modelo lá implantado ao Executivo Municipal.

O município de Ibiaçá desenvolveu um sistema temporário: realiza a limpeza e deposita numa base temporária de armazenamento que é encaminhada para o município de Passo Fundo, assumindo este custos.

Lerg

Vereadores do Progressistas continuam em busca de alternativa viável para coleta e destino dos resíduos de limpeza de fossas sépticas e poços negro

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir