Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Professoras orientaram turmas para conhecer a história da escola

16 de setembro de 2019

Escola Sete celebra 105 anos de ensino

Felipe Keller - reporter@afolhadosul.com.br

Alunos participaram da celebração que marcou o aniversário de 105 anos da instituição de ensino

A Escola Sinodal Sete de Setembro comemorou no sábado,  14 de setembro, seus 105 anos de história. O Sete é a escola mais antiga do município, com forte ligação com a imigração alemã e vinculada à origem da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O evento terá uma celebração religiosa, conduzida pelo pastor e professor, Fábio Staggmeier, às 18h30min, no Salão da Comunidade Evangélica, com apresentação cultural dos alunos. Em seguida, ocorre a entrega do galeto com massa.

O mês de setembro aguarda ainda a realização da Gincana Farroupilha. Este ano a abertura será realizada hoje, 16 de setembro, com apresentação das equipes e da lista de atividades relacionadas à cultura gaúcha. A gincana envolve os alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental.

O fim deste mês reserva, ainda, uma viagem de intercâmbio. Ao todo, 12 professores e 16 alunos do 6º e 7º ano, estarão nos dias 26, 27 e 28 em Oberá, na Argentina. O Sete está retribuindo a visita de intercâmbio feita nos dias 30 e 31 de maio dos alunos e professores do Instituto Privado Carlos Linneo daquela província.

Em outubro, as atividades continuam com a quarta edição da Feira do Conhecimento, atividades da Semana da Criança. As olimpíadas de Sudoku (Anos Iniciais) e do Saber (Educação Infantil); 2º Multi 7 (8º ano e 9º ano), Interséries (Anos Finais), e nona edição da Feira do Livro.

Famílias acompanharam a celebração
A instituição pertence à Rede Sinodal, é de ensino comunitário, filantrópico e confessional, orientando-se pela doutrina luterana

A breve história da Escola Sete

No dia 7 de setembro de 1914, foi fundada a Escola Sete de Setembro. O pastor Theophil Diestch junto com famílias pioneiras fundaram a Sociedade Escolar Sete de Setembro, que construiu estrutura própria, e Gottfried Kissmann foi eleito presidente. Alunos que tinham que percorrer longas distancias passaram a morar na casa do pastor Theophil Diestch. Em 1918, abriu o internato feminino na residência pastoral. As meninas ajudavam a esposa, Lydia Dohms, nas tarefas da cozinha e recebiam aulas de tricô e bordados.

Em 1919 foi ampliada a atividade do internato e a Sociedade alugou uma casa para as meninas. O professor Schloesser, implementou no mesmo ano o internato masculino, construindo prédio próprio.

A escola cresceu na medida em que mais famílias chegavam ao povoado, que se tornaria Não-Me-Toque. Hoje, passados 105 anos, mantém sua tradição atendendo turmas de educação Infantil e Ensino Fundamental com mais de duas centenas de alunos.

A instituição pertence à Rede Sinodal, é de ensino comunitário, filantrópico e confessional, orientando-se pela doutrina luterana.

Professoras orientaram turmas para conhecer a história da escola
Prédio da Escola Sete na década de 1920, onde também funcionava o internato masculino
Instalações atuais da Escola que atende mais de duas centenas de alunos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir