Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Tempo nublado
23°
18°
22°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Agronegócios

O produtor rural no centro de novas tecnologias

Congressos reúne especialistas da Holanda, EUA, Argentina e do Brasil para apresentar avanços das novas tecnologias na agricultura
O produtor rural no centro de novas tecnologias
Teodora Soulljee Lütkemeyer
24.09.2019 16h15  /  Postado por: helaine
Por: Helaine Gnoatto Zart – contato@afolhadosul.com.br

A agricultura digital é o tema da quinta edição do Congresso Sul-americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas que ocorre em Não-Me-Toque, no Parque da Expodireto Cotrijal, nos dias 24 e 25 de setembro. O limite de 700 inscrições foi superado ainda na quinta-feira (19).

O Congresso conta com palestras, oito minicursos, exposição de banners, seleção de artigos científicos para compor o E-book, estandes de 14 empresas e startups. A Embaixada da Holanda, uma das patrocinadoras, estará presente demonstrando interesse em fazer negócios no Brasil e promovendo um workshop com pesquisadores das instituições e empresas para tratar dos rumos da agricultura de precisão.

Teodora Soulljee Lütkemeyer

Na abertura, Teodora Souilljee Lütkemeyer, presidente do Apsul, ressaltou o trabalho de dois anos na organização do evento que tem como tema a Agricultura Digital.

O Congresso conta com palestras de especialistas que vêm da Holanda, Argentina, Estados Unidos e também do Brasil, oito minicursos, exposição de banners, seleção de artigos científicos para compor o E-book, estandes de 14 empresas e startups.

Para acompanhar todas as palestras, brasileiros e estrangeiros contam com tradução simultânea inglês-português e português-inglês. No credenciamento, os interessados recebem rádios comunicadores para utilizar durante todo o evento.

Esta é uma das novidades programadas pela organização do 5º Apsul América – Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Prefeitura Municipal, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal.

Uma atração extra será o sorteio de um aparelho celular Samsung A50 para os congressistas que ficarem até o final.

Autoridades

Participaram da abertura: presidente do Sindicato Rural e do Apsul América, Teodora Souiljee Lütkemeyer; prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo da Rosa; Alberto Maurer, representando a Câmara de Vereadores; Élio Andretto, representante da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Cônsul-geral dos Países Baixos SP, Henriette Bersee;  Bert Rikken, conselheiro Agrícola da Embaixada dos Países Baixos em Brasília; Lúcio de Paula Amaral, representante da Reitoria da UFSM; Fabrício Juntolli, coordenador da Agricultura Digital e de Precisão e da Comissão Brasileira da Agricultura de Precisão; Rogério Mazardo, diretor interino da Emater RS; Alexandre do Prado, representando o presidente da Farsul; Nei César Mânica, presidente da Cotrijal; Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal; Telmo Amado, coordenador tpecnico do 5º Apsul América; Átila Trennepohl, diretor comercial da Stara; S[ocrates D´´Avila, gerente divisional da John Deer; Vilmar Aurelius, da Massey Ferguson; Paulo Finger, diretor da Augustin MF; Gervásio Diel, presidente do Sicredi Cooperação RS/SC; Daniel da Silva, da empresa Jacto; Márcio Albuquerque, presidente da Comissão Nacional de Agricultura de Precisão; José Milen, presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão; Mauro Eilert, diretor da DGNet; Gilberto Medeiros, diretor de marketing da Fertimacro; e Maico Carvalho da Organização da Agricultura de Alta Precisão.

Transmissão ao vivo

Tradutores trabalham simultaneamente

Congressistas receberam fones de ouvido e rádio para acompanhar a tradução das palestras

Quem não estiver no Apsul pode acompanhar ao vivo as palestras no auditório principal. As imagens serão geradas pela TV Emater e transmitidas pelo Facebook do Apsul América, pelo site do Sindicato Rural e pelo site Mais Soja. A organização escolheu alguns dos cursos que serão transmitidos ao vivo.

Divulgação

Além das empresas de comunicação que estarão fazendo a cobertura e divulgando o congresso em seus canais na internet, rádio e jornal impresso, a organização fez uma parceria com o Curso de Jornalismo da UPF e os acadêmicos estarão fazendo a cobertura produzindo matérias em texto e vídeo que serão publicadas no site do www.apsul.america.com.br.

Integração

No final das atividades do primeiro dia do Apsul, na terça-feira, a Embaixada da Holanda promove Encontro da rede agrícola (Agrarische Neterkbijeenkomst) com happy hour no pavilhão onde ficam os expositores, banner e a praça de alimentação. O objetivo é promover a integração entre participantes e palestrantes, patrocinadores e expositores, para que ocorra uma grande integração e troca de conhecimento.

O encerramento está previsto para às 16h30min de quarta-feira, dia 25 de setembro.

Inscrições fecharam com 700 congressistas ainda no dia 19

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 24 de setembro de 2019

PAINEL I – Como a indústria de máquinas agrícolas 4.0 irá transformar a sua lavoura?

MODERADOR: Prof. Dr. Alexandre Russini (Unipampa/PPGAP-UFSM)

PAINEL II – Plataformas Digitais e Big Data: da nuvem para sua lavoura

Prof. Dr. Corne Kempenaar – Universidade de Wageningen (Nederland)

Dr. Rodrigo Yoiti Tsukahara (Fundação ABC, Castro – PR)

MODERADOR: Dr. Alexandre Gazolla (Rastreabilidade de processos e produtos na agricultura do RS)

PAINEL III – Os desafios da Agricultura Digital – Cases: Estados Unidos, Holanda, Argentina e Brasil

Prof. Dr. Ignácio Ciampitti – Kansas State University (EUA)

Prof. Dr. Corne Kempenaar – Universidade de Wageningen (Nederland)

Prof. Dr. Antonio Luis Santi (PPGAP-UFSM)

Dr. Fernando Miguel Scaramuzza – INTA, Manfredi, Rosário (Argentina)

Moderador: Prof. Dr. Telmo Jorge Carneiro Amado (PPGAP-UFSM)

PAINEL IV – Desafios do agronegócio gaúcho e brasileiro

Gedeão Silveira Pereira – Presidente do Sistema Farsul

Antônio da Luz – Economista-Chefe do Sistema Farsul

MINICURSOS

1 – Aplicações de Big Data: Estimativa de safra com base em imagem por satélite e machine learning. Prof. Dr. Ignácio Ciampitti e Dr. Raí Augusto Schwalbert

2 – Plataformas Digitais. Prof. Dr. Corne Kempenaar (Universidade de Wageningen, Nederland) e Toni Edgar da Silva (Liberali)

3 – Sensores de solo e planta. Prof. Dr. Eduardo Leonel Bottega (PPGAP – UFSM) e Ricardo José Miguel Melchiori (INTA, Argentina)

4 – Imageamento e manejo de lavouras com ARP (drones). Saulo Francisco da Silva Penna Neto – Auster Tecnologia e outra empresa a confirmar

5 – Como criar sua startup de agricultura de precisão. Prof. Dr. Silon Junior Procath da Silva

6 – Semeadura precisa. Eng. Douglas Melo – Fatec Pompeia, Stara e Marcos Haerter – Instrutor Senar, Produtor Rural e Consultor Bayer

7 – A gestão econômica e financeira: não há espaço para amadorismo. Antônio da Luz – Economista-Chefe do Sistema Farsul

8 – Startups e Inovação na Era do Imprevisto. Dagoberto Trento – Líder de Estratégia e Inovação do Sicredi.

Quarta-feira, 25 de setembro de 2019

PAINEL V – Uso de aeronaves remotamente pilotadas (ARP) e Microestações meteorológicas na agricultura. Dr. Lúcio André de Castro Jorge – Embrapa Instrumentação; Saulo Francisco da Silva Penna Neto – Auster Tecnologia; Ulf Bogdawa – Skydrones – Pulverização com ARP; Dr. Renã Moreira Araújo – Uso de estações meteorológicas automáticas. Moderador: Prof. Dr. Christian Bredemeier (UFRGS/PPGAP-UFSM).

PAINEL VI – Ações empreendedoras e ambientes de inovação para agrotecnologias.

CASES DE SUCESSO DE STARTUPS: Clóvis Meurer (Companhia Rio Grandense de Participações – CRP); André Guerreiro Cantarelli (Checkplant Sistemas S/A – StarSe, Pelotas/RS); João Paulo Guex Falcão (Agridados); Daniel Martins (Inel). Moderador: Carlos Eduardo Aranha – Presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação.

PAINEL VII – Como os agricultores utilizam smart farming (Agricultura Digital) e plantio direto?  Caso de sucessão no agronegócio; Caso de participação da mulher na gestão do agronegócio. Moderador: Eng. Marcio Albuquerque – Presidente da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão.

PAINEL VIII – Imageamento e Inteligência Artificial: Previsão de safra e Monitoramento com ultra alta resolução espacial. Case 1 – Previsão de safra no Planalto Médio do RS – Prof. Dr. Ignácio Ciampitti e Dr. Raí Augusto Schwalbert. Case 2 – Monitoramento de pragas, doenças, invasoras e estado de vigor dos cultivos – Franciele Trentini (Gerente Técnica da Taranis).

Professor Telmo Amado, coordenador técnico do Apsul

Bert Rikken, conselheiro Agrícola da Embaixada dos Países Baixos em Brasília

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.