Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Teodora Soulljee Lütkemeyer

24 de setembro de 2019

O produtor rural no centro de novas tecnologias

Por: Helaine Gnoatto Zart - contato@afolhadosul.com.br

A agricultura digital é o tema da quinta edição do Congresso Sul-americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas que ocorre em Não-Me-Toque, no Parque da Expodireto Cotrijal, nos dias 24 e 25 de setembro. O limite de 700 inscrições foi superado ainda na quinta-feira (19).

O Congresso conta com palestras, oito minicursos, exposição de banners, seleção de artigos científicos para compor o E-book, estandes de 14 empresas e startups. A Embaixada da Holanda, uma das patrocinadoras, estará presente demonstrando interesse em fazer negócios no Brasil e promovendo um workshop com pesquisadores das instituições e empresas para tratar dos rumos da agricultura de precisão.

Teodora Soulljee Lütkemeyer

Na abertura, Teodora Souilljee Lütkemeyer, presidente do Apsul, ressaltou o trabalho de dois anos na organização do evento que tem como tema a Agricultura Digital.

O Congresso conta com palestras de especialistas que vêm da Holanda, Argentina, Estados Unidos e também do Brasil, oito minicursos, exposição de banners, seleção de artigos científicos para compor o E-book, estandes de 14 empresas e startups.

Para acompanhar todas as palestras, brasileiros e estrangeiros contam com tradução simultânea inglês-português e português-inglês. No credenciamento, os interessados recebem rádios comunicadores para utilizar durante todo o evento.

Esta é uma das novidades programadas pela organização do 5º Apsul América – Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Prefeitura Municipal, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal.

Uma atração extra será o sorteio de um aparelho celular Samsung A50 para os congressistas que ficarem até o final.

Autoridades

Participaram da abertura: presidente do Sindicato Rural e do Apsul América, Teodora Souiljee Lütkemeyer; prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo da Rosa; Alberto Maurer, representando a Câmara de Vereadores; Élio Andretto, representante da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Cônsul-geral dos Países Baixos SP, Henriette Bersee;  Bert Rikken, conselheiro Agrícola da Embaixada dos Países Baixos em Brasília; Lúcio de Paula Amaral, representante da Reitoria da UFSM; Fabrício Juntolli, coordenador da Agricultura Digital e de Precisão e da Comissão Brasileira da Agricultura de Precisão; Rogério Mazardo, diretor interino da Emater RS; Alexandre do Prado, representando o presidente da Farsul; Nei César Mânica, presidente da Cotrijal; Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal; Telmo Amado, coordenador tpecnico do 5º Apsul América; Átila Trennepohl, diretor comercial da Stara; S[ocrates D´´Avila, gerente divisional da John Deer; Vilmar Aurelius, da Massey Ferguson; Paulo Finger, diretor da Augustin MF; Gervásio Diel, presidente do Sicredi Cooperação RS/SC; Daniel da Silva, da empresa Jacto; Márcio Albuquerque, presidente da Comissão Nacional de Agricultura de Precisão; José Milen, presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão; Mauro Eilert, diretor da DGNet; Gilberto Medeiros, diretor de marketing da Fertimacro; e Maico Carvalho da Organização da Agricultura de Alta Precisão.

Transmissão ao vivo

Tradutores trabalham simultaneamente
Congressistas receberam fones de ouvido e rádio para acompanhar a tradução das palestras

Quem não estiver no Apsul pode acompanhar ao vivo as palestras no auditório principal. As imagens serão geradas pela TV Emater e transmitidas pelo Facebook do Apsul América, pelo site do Sindicato Rural e pelo site Mais Soja. A organização escolheu alguns dos cursos que serão transmitidos ao vivo.

Divulgação

Além das empresas de comunicação que estarão fazendo a cobertura e divulgando o congresso em seus canais na internet, rádio e jornal impresso, a organização fez uma parceria com o Curso de Jornalismo da UPF e os acadêmicos estarão fazendo a cobertura produzindo matérias em texto e vídeo que serão publicadas no site do www.apsul.america.com.br.

Integração

No final das atividades do primeiro dia do Apsul, na terça-feira, a Embaixada da Holanda promove Encontro da rede agrícola (Agrarische Neterkbijeenkomst) com happy hour no pavilhão onde ficam os expositores, banner e a praça de alimentação. O objetivo é promover a integração entre participantes e palestrantes, patrocinadores e expositores, para que ocorra uma grande integração e troca de conhecimento.

O encerramento está previsto para às 16h30min de quarta-feira, dia 25 de setembro.

Inscrições fecharam com 700 congressistas ainda no dia 19

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 24 de setembro de 2019

PAINEL I – Como a indústria de máquinas agrícolas 4.0 irá transformar a sua lavoura?

MODERADOR: Prof. Dr. Alexandre Russini (Unipampa/PPGAP-UFSM)

PAINEL II – Plataformas Digitais e Big Data: da nuvem para sua lavoura

Prof. Dr. Corne Kempenaar – Universidade de Wageningen (Nederland)

Dr. Rodrigo Yoiti Tsukahara (Fundação ABC, Castro – PR)

MODERADOR: Dr. Alexandre Gazolla (Rastreabilidade de processos e produtos na agricultura do RS)

PAINEL III – Os desafios da Agricultura Digital – Cases: Estados Unidos, Holanda, Argentina e Brasil

Prof. Dr. Ignácio Ciampitti – Kansas State University (EUA)

Prof. Dr. Corne Kempenaar – Universidade de Wageningen (Nederland)

Prof. Dr. Antonio Luis Santi (PPGAP-UFSM)

Dr. Fernando Miguel Scaramuzza – INTA, Manfredi, Rosário (Argentina)

Moderador: Prof. Dr. Telmo Jorge Carneiro Amado (PPGAP-UFSM)

PAINEL IV – Desafios do agronegócio gaúcho e brasileiro

Gedeão Silveira Pereira – Presidente do Sistema Farsul

Antônio da Luz – Economista-Chefe do Sistema Farsul

MINICURSOS

1 – Aplicações de Big Data: Estimativa de safra com base em imagem por satélite e machine learning. Prof. Dr. Ignácio Ciampitti e Dr. Raí Augusto Schwalbert

2 – Plataformas Digitais. Prof. Dr. Corne Kempenaar (Universidade de Wageningen, Nederland) e Toni Edgar da Silva (Liberali)

3 – Sensores de solo e planta. Prof. Dr. Eduardo Leonel Bottega (PPGAP – UFSM) e Ricardo José Miguel Melchiori (INTA, Argentina)

4 – Imageamento e manejo de lavouras com ARP (drones). Saulo Francisco da Silva Penna Neto – Auster Tecnologia e outra empresa a confirmar

5 – Como criar sua startup de agricultura de precisão. Prof. Dr. Silon Junior Procath da Silva

6 – Semeadura precisa. Eng. Douglas Melo – Fatec Pompeia, Stara e Marcos Haerter – Instrutor Senar, Produtor Rural e Consultor Bayer

7 – A gestão econômica e financeira: não há espaço para amadorismo. Antônio da Luz – Economista-Chefe do Sistema Farsul

8 – Startups e Inovação na Era do Imprevisto. Dagoberto Trento – Líder de Estratégia e Inovação do Sicredi.

Quarta-feira, 25 de setembro de 2019

PAINEL V – Uso de aeronaves remotamente pilotadas (ARP) e Microestações meteorológicas na agricultura. Dr. Lúcio André de Castro Jorge – Embrapa Instrumentação; Saulo Francisco da Silva Penna Neto – Auster Tecnologia; Ulf Bogdawa – Skydrones – Pulverização com ARP; Dr. Renã Moreira Araújo – Uso de estações meteorológicas automáticas. Moderador: Prof. Dr. Christian Bredemeier (UFRGS/PPGAP-UFSM).

PAINEL VI – Ações empreendedoras e ambientes de inovação para agrotecnologias.

CASES DE SUCESSO DE STARTUPS: Clóvis Meurer (Companhia Rio Grandense de Participações – CRP); André Guerreiro Cantarelli (Checkplant Sistemas S/A – StarSe, Pelotas/RS); João Paulo Guex Falcão (Agridados); Daniel Martins (Inel). Moderador: Carlos Eduardo Aranha – Presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação.

PAINEL VII – Como os agricultores utilizam smart farming (Agricultura Digital) e plantio direto?  Caso de sucessão no agronegócio; Caso de participação da mulher na gestão do agronegócio. Moderador: Eng. Marcio Albuquerque – Presidente da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão.

PAINEL VIII – Imageamento e Inteligência Artificial: Previsão de safra e Monitoramento com ultra alta resolução espacial. Case 1 – Previsão de safra no Planalto Médio do RS – Prof. Dr. Ignácio Ciampitti e Dr. Raí Augusto Schwalbert. Case 2 – Monitoramento de pragas, doenças, invasoras e estado de vigor dos cultivos – Franciele Trentini (Gerente Técnica da Taranis).

Professor Telmo Amado, coordenador técnico do Apsul
Bert Rikken, conselheiro Agrícola da Embaixada dos Países Baixos em Brasília

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir