Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

O grupo Amigos de Sangue já foi premiado pelo governador do Estado Jose Ivo Sartori por ter sido o mais atuante e promovido o maior volume de doações num ano

1 de outubro de 2019

Hemocentros não recebem doadores aos sábados

Por: Helaine Gnoatto Zart / Jornal A Folha - A Folha dos Sul

]A voluntária Simone Lângaro, que lidera o grupo Amigos de Sangue, está preocupada com as pessoas que precisam de sangue.

- Neste ano, quase não conseguimos levar doadores. Os dois hemocentros, Passo Fundo e do Hospital São Vicente, não estão mais trabalhando aos sábados – explica.

Os Amigos de Sangue realizavam doações mensais e contavam com uma van cedida pela Secretaria Municipal da Saúde para o deslocamento dos grupos a Passo Fundo. Ocorre que por decisão administrativa os dois hemocentros não abrem mais aos sábados.

Apesar de ser concedido o direito de folga para quem doa sangue, as pessoas não gostam de se ausentar do trabalho. Outra dificuldade apontada pelo Simone é a falta de transporte. A secretaria da Saúde disse que não pode ceder um veículo exclusivo para os voluntários durante a semana. Ofereceu espaço nas vans que levam pacientes para consultas e exames, mas quem se dispõe a ir, fica o dia inteiro envolvido, até que todos os pacientes sejam atendidos nas respectivas consultas agendadas.

Outra tentativa frustrada dos Amigos de Sangue foi trazer o a unidade móvel, mas por determinação do Governo do Estado, o ônibus não pode mais sair para o interior.

- Lamento muito pelas pessoas que entram contato conosco para pedir doação, mas está bem difícil encontrar uma alternativa – concluiu Simone.

O grupo Amigos de Sangue já foi premiado pelo governador do Estado Jose Ivo Sartori por ter sido o mais atuante e promovido o maior volume de doações num ano (foto arquivo pessoal)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir