Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Tempo nublado
23°
18°
23°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Comportamento

Hemocentros não recebem doadores aos sábados

Hemocentros não recebem doadores aos sábados
O grupo Amigos de Sangue já foi premiado pelo governador do Estado Jose Ivo Sartori por ter sido o mais atuante e promovido o maior volume de doações num ano
01.10.2019 10h08  /  Postado por: helaine
Por: Helaine Gnoatto Zart / Jornal A Folha – A Folha dos Sul

]A voluntária Simone Lângaro, que lidera o grupo Amigos de Sangue, está preocupada com as pessoas que precisam de sangue.

– Neste ano, quase não conseguimos levar doadores. Os dois hemocentros, Passo Fundo e do Hospital São Vicente, não estão mais trabalhando aos sábados – explica.

Os Amigos de Sangue realizavam doações mensais e contavam com uma van cedida pela Secretaria Municipal da Saúde para o deslocamento dos grupos a Passo Fundo. Ocorre que por decisão administrativa os dois hemocentros não abrem mais aos sábados.

Apesar de ser concedido o direito de folga para quem doa sangue, as pessoas não gostam de se ausentar do trabalho. Outra dificuldade apontada pelo Simone é a falta de transporte. A secretaria da Saúde disse que não pode ceder um veículo exclusivo para os voluntários durante a semana. Ofereceu espaço nas vans que levam pacientes para consultas e exames, mas quem se dispõe a ir, fica o dia inteiro envolvido, até que todos os pacientes sejam atendidos nas respectivas consultas agendadas.

Outra tentativa frustrada dos Amigos de Sangue foi trazer o a unidade móvel, mas por determinação do Governo do Estado, o ônibus não pode mais sair para o interior.

– Lamento muito pelas pessoas que entram contato conosco para pedir doação, mas está bem difícil encontrar uma alternativa – concluiu Simone.

O grupo Amigos de Sangue já foi premiado pelo governador do Estado Jose Ivo Sartori por ter sido o mais atuante e promovido o maior volume de doações num ano (foto arquivo pessoal)

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.