Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Estrelado
30°
17°
25°C
Não-Me-Toque/RS
Estrelado
Agronegócios

Encontro de Mulheres Cotrijal: cooperativismo que contagia

Encontro de Mulheres Cotrijal: cooperativismo que contagia
Multidão de mulheres contagiadas pela alegria de Márcio Mancio
14.10.2019 15h22  /  Postado por: helaine

Conselheira dos líderes da Região Sede, Roveni Lúcia Doneda, elogiou atuação das mulheres

Em Não-Me-Toque, uma multidão de agricultoras se reúne todos os anos para renovar a autoestima e continuar fazendo a diferença nas propriedades. Em sua 24ª edição, o Encontro de Mulheres Cotrijal é um marco na região, reunindo produtoras de mais de 30 municípios. Evento foi nesta quarta-feira, 9, no Parque da Expodireto.

– Foi muito especial. Estou saindo renovada – festejou a associada da Cotrijal de Santo Antônio do Planalto, Mariane Müller, que já perdeu as contas de quantas edições participou.

Teve também quem madrugou para não perder nenhum detalhe da programação. Foi o caso da produtora de Três Pinheiros-Sananduva, Andressa Fagundes de Oliveira, que antes das 7 horas já estava na estrada.

– É um dia que vale a pena. Faz a diferença para nós mulheres.

A abertura oficial, às 9h30, contou com a manifestação do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica:

– Desde o início, nosso objetivo com o Encontro de Mulheres foi promover o conhecimento, incentivar o relacionamento e trabalhar a gestão. Nós precisamos das mulheres na Cotrijal, e foi com essa visão que trabalhamos a partir destes encontros. Não existe idade para realizar sonhos, existe vontade e é essa vontade que nos impulsiona a cada dia.

Com 47 anos dedicados à cooperativa e aos agricultores, Manica ainda disse que fica feliz em ver a cooperativa crescer e ser reconhecida, ampliando suas ações. Citou a inauguração do Supermercado Cotrijal em Lagoa Vermelha, no dia 3 de outubro, e da grande aceitação da cooperativa naquela região.

Presente em todos os 24 encontros, o vice-presidente Enio Schroeder destacou a evolução da programação, que em 2019 apresentou temas modernos e que estimularam as mulheres a refletirem sobre suas escolhas, priorizando a qualidade de vida e a cooperação.

– A mulher avançou, do papel de coadjuvante, passou ser protagonista, na gestão da propriedade e também na cooperativa. Essa mudança de comportamento, que faz crescer a participação feminina, contribuiu para o crescimento da Cotrijal.

A secretária municipal de Obras Genisse Schiochet, agricultora e associada, representou o prefeito na abertura do evento. A conselheira Roveni Doneda representou as mulheres no palco, ela é o exemplo do quanto a classe pode crescer dentro da cooperativa.

Para viver bem

Multidão de mulheres contagiadas pela alegria de Márcio Mancio

Pesquisas comprovam que a mulher vive mais do que o homem, tanto no Brasil quanto em nível mundial, porque cuida melhor da sua saúde. Apesar dos dados positivos, há espaço para melhorar a qualidade de vida, na avaliação do professor e doutor em Filosofia, Iltomar Siviero. Em sua palestra, pela manhã, ele enfocou a importância da prevenção para alcançar longevidade saudável.

– Equilíbrio é a palavra-chave para quem quer viver bem. Precisamos pensar no longo prazo, investindo na saúde física, emocional e espiritual – afirmou o palestrante, que é coordenador do Curso de Extensão em Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado, do Instituto de Filosofia Berthier, de Passo Fundo.

Com muita alegria e irreverência, Márcio Mancio conquistou a atenção das mulheres à tarde evidenciando o protagonismo feminino. Empresário e especialista nas áreas de liderança, motivação e vendas, ele propôs uma série de reflexões sobre o cotidiano e comportamentos.

– Ser protagonista da própria vida é uma escolha. Basta acreditar e aceitar o desafio de fazer diferente e buscar excelência em nossas atividades – comentou.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Vídeo A Folha do Sul – Helaine Gnoatto Zart

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.