Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Caminhada pintou de rosa o centro da cidade

25 de outubro de 2019

Outubro Rosa chega ao fim com muitas atividades

Com a Unidade Básica de saúde Centro aberta no sábado pela manhã, dia 26, e o chá com palestra a programação do Outubro Rosa encerra contabilizando o alcance do principal objetivo: motivar para os cuidados com a saúde e motivar para os exames que podem antecipar o diagnóstico de câncer e potencializar a cura.

A campanha que atua promovendo informações sobre a prevenção do câncer de mama e alertando a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, Outubro Rosa, está intensa em Não-Me-Toque.

Celebração ecumênica marcou abertura

Coordenada pela Associação Amigos da Vida e pela Secretaria Municipal da Saúde, a programação abriu no dia 3 de outubro, com celebração de culto ecumênico na Igreja Matriz Cristo Rei. Frei Laerte Rei e os pastores Fábio Staggemeier (IECLB) e Alex Ziemann (IELB), conduziram a celebração que fortaleceu a fé de quem enfrenta a doença, agradeceu a saúde e pregou a solidariedade.

Em nome da diretoria dos Amigos da Vida, falou a vice-presidente, Délci Wassen, que ressaltou o trabalho voluntário que promove ações na divulgação da importância dos exames preventivos para antecipar o tratamento da doença, e a trajetória vitoriosa de mulheres que venceram o câncer de mama.

- Estamos unidas, Associação Amigos da Vida, Secretaria Municipal da Saúde, empresas e instituições apoiadoras desta causa. Tudo para reduzir o índice de diagnóstico em estado avançado, mas, especialmente, para que homens e mulheres cuidem da sua saúde adotando hábitos de boa alimentação, prática de atividade física, dosagem entre trabalho, descanso e lazer - afirmou.

O secretário da Saúde Marco Costa falou para o público da celebração de abertura chamando atenção para os altos índices de câncer que acometem a população de Não-Me-Toque, duas vezes acima da média do estado.

- A prevenção passa por revermos hábitos ou práticas que podem estar afetando com tanta intensidade a saúde da nossa população. Precisamos rever alguns hábitos que a vida moderna nos legou – alertou.

Sobre o câncer de próstata, o secretário relatou as dificuldades de abordagem com o público masculino, devido a cultura e ao preconceito, mas a estatística mostra um crescimento na procura dos exames preventivos. Alertou, ainda, que em Não-Me-Toque já existem três ocorrências de câncer de mama em homens.

Programação do Outubro Rosa está a cargo da Associação Amigos da Vida e da Secretaria Municipal da saúde

Caminhada pela Vida

Pelo menos 300 pessoas participaram da 5ª edição da Caminhada Pela Vida, no dia 20 de outubro.

A Caminhada Pela Vida iniciou na Unidade Básica Centro (UBS), na presença do prefeito Pedro Paulo da Rosa, da primeira-dama Elaine Batistelli da Rosa, que é fundadora da Associação Amigos da Vida;  secretário municipal da Saúde, Marco Costa; presidente dos Amigos da Vida, Elaine Pellenz; da presidente do Conselho Municipal da Saúde, Maria Helena Kümpfer; e do vereador Cláudio Trentin.

Segurando faixas e balões nas cores rosa e azul, simbolizando também o mês de novembro, quando o alerta se direciona para o câncer da próstata, as pessoas que participaram da caminhada se deslocaram conversando, e propagando as mensagens. A Caminhada seguiu pelo Centro até a Pizzaria Ritorna e parou na Praça Dr. Otto Schmiedt, onde aconteceu apresentação dos Corais Infantil e Juvenil, mantidos pela Secretaria Municipal da Cultura. Teve mateada com apoio de Augusto Silva, da erva mate Terra Nativa, e ação do Rotaract com sensibilização para o autoexame das mamas.

Caminhada pintou de rosa o centro da cidade

Culto Rosa

No dia 18, a Igreja Assembleia de Deus abriu suas portas para receber a comunidade na celebração do Culto Rosa. O novo pastor, Diogenes Rodrigues de Souza e sua esposa Lisiane de Souza, que assumiram a comunidade recentemente, conduziram a celebração com auxílio de Patrícia Ramos e Jessiene Lamberty, com participação do Coral de Adoração e do Exército de Ester. As palavras de incentivo e os testemunhos, durante a celebração, foram reforçadas com o canto “Sobrevivi”.

Igreja Assembleia de Deus recebeu Secretário da Saúde e integrantes da Associação Amigos da Vida para o Culto Rosa

Sala Motivacional

Nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros ocorrem momentos de sensibilização organizados pelas equipes de saúde e com a participação das voluntárias dos Amigos da Vida.

Unidade Básica de Saúde bairro Santo Antônio

Chá de Encerramento do Outubro Rosa

Neste sábado (26) acontece o Chá de Encerramento do Outubro Rosa, no Eventu’s Restaurante, às 16h. Além de ser um momento de confraternização e para angariar recursos para as ações da Associação Amigos da Vida, a principal atração será a palestra do médico oncologista Rodrigo Ughini Villarroel.

Novembro Azul

As ações para alertar os homens sobre os cuidados e importância do exame preventivo da próstata começa no dia 9, com pedágio orientativo. No dia 21 acontece o Culto Azul, às 19h30, na Igreja Assembleia de Deus.

De 18 a 22, Semana da Conscientização Masculina, com orientação e agendamento de exames preventivos em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Associação Amigos da Vida

Mantém-se ativa durante todo o ano. Tem uma sala que funciona junto ao Antigo Posto de Saúde Central, onde atende todas às quartas-feiras, das 15 às 17 horas. Mantém uma banca de perucas e custeia a orientação psicológica em grupo para quem se trata do câncer ou já passou pelo tratamento. Realiza visitas de apoio e apoio, já reformou e equipou um quarto para internação de pacenetes do SUS que tratam do câncer no Hospital Beneficência Alto Jacuí, fez a doação de um projetor Datashow para o Hospital Notre Dame, faz a doação de chá e café semanal para a sala de espera da quimioterapia do Hospital Caridade de Carazinho.

Também confecciona e doa almofadas de braço para mulheres mastectomizadas, entre outras ações.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir