Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Memorial proporcionará longos anos de espaço físico no Cemitério Católico de Não-Me-Toque

1 de novembro de 2019

Paróquia Cristo Rei inaugura Memorial São José no Dia de Finados com presença do Arcebispo

Pe. Frei Laerte Luis Reis OFM - Pároco

“Felizes os que dormem na paz do Senhor, descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os seguem” (Apocalipse 14,13).

A vida nos surpreende. Por vezes, escutei que isso ou aquilo não daria certo, ou ainda, que não funcionaria. Sempre foi assim, está bom assim. Acredito ser esse um dos motivos que levaram muitas coisas a deixarem de ser feitas.

Memorial proporcionará longos anos de espaço físico no Cemitério Católico de Não-Me-Toque

Parece engraçado um padre ter que se preocupar com o futuro dos nossos entes queridos. Sim, pelo menos alguém precisa fazer algo.

Preferi, então, encarar dois anos de luta com normas ambientais e burocracias, para que tudo fosse feito dentro das normas legislativas. No início não foi fácil. Muitas pessoas não entenderam onde eu queria chegar com o memorial, tive que ouvir grosserias e difamação.

Trabalhei dez anos em cemitérios de Porto Alegre, sei que estes espaços enchem depressa. Em nossa Paróquia, em Não-Me-Toque, temos em média 85 sepultamentos ao ano, e todos os católicos exigem o seu lugar neste espaço.

Assim, a história foi se construindo. Tiramos um tempo para mapear todo o cemitério, todos os túmulos foram avaliados e numerados. Após a avaliação chegamos à conclusão que 405 túmulos estavam em situação de abandono ou sem identificação. Durante todo o período de um ano, foram divulgados em todos os meios de comunicação e nas celebrações a possibilidade para aqueles que gostariam de reformar o espaço onde se encontra o ente querido. Os que optassem pela reforma, teriam um ano de prazo para efetuar tal ação. De todos os 405 túmulos, apenas 122 representantes destes vieram se ratificar. Todavia, os demais jazigos ainda se encontram em estado de extremo abandono.

No que se refere ao memorial, este possui três metros de profundidade, 6x6 de espaço interno, com 9 andares - de prateleiras - onde serão colocados individualmente todos os restos mortais que aos poucos serão exumados. O Memoria também oferece a opção às pessoas que desejam deixar as cinzas daquele ente querido que manifestou o desejo de ser cremado. O Memorial será um belo lugar de oração e meditação.

Por que do nome Memorial São José?

São José é considerado o patrono da boa morte: “São José, que morrestes nos braços de Jesus e Maria, meu amável protetor, socorrei-me em todas as necessidades e perigos da vida, mas principalmente na hora suprema, vindo suavizar minhas dores, enxugar minhas lágrimas, fechar suavemente meus olhos, enquanto pronunciar os dulcíssimos nomes: Jesus, Maria, José, salvai a minha alma. Amém”.

Estamos diante de poucas horas para inauguração do Memorial São José. Este ambiente nos proporcionará longos anos de espaço físico em nosso Cemitério Católico.

No dia 2 de novembro, feriado de Finados, acontecerá a inauguração do memorial. Teremos a participação especial do nosso Arcebispo Dom Rodolfo Weber, que celebrará a solene missa às 9h30 min. Logo após, a Santa Missa, estando a Paróquia Cristo Rei em parceria com a Funerária Graff, será feito uma linda homenagem com chuva de flores, estas lançadas por um helicóptero. Participe deste grande dia e renda as mais belas orações e homenagens àqueles que fizeram parte da sua vida.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir