Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Agroindústrias podem se inscrever até 28 de novembro nos escritórios da Emater e nos Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Foto: Carina Venzo Cavalheiro)

4 de novembro de 2019

Abertas inscrições para agroindústrias participarem da Expoagro e Expodireto

Estão abertas a partir desta sexta-feira (01/11) as inscrições para o Pavilhão da Agroindústria Familiar das feiras Expoagro Afubra e Expodireto Cotrijal de 2020. Os empreendedores rurais das agroindústrias familiares que desejarem participar devem estar inscritos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e apresentar, como documentos, o extrato de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) de pessoa física ou jurídica, no caso de agroindústrias com CNPJ, o registro no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), no caso de agroindústria de origem animal, ou o Alvára Sanitário, se for uma agroindústria de Origem Vegetal, e ainda o registro no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em caso de agroindústria de suco, polpas ou bebidas.

Agroindústrias podem se inscrever até 28 de novembro nos escritórios da Emater e nos Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Foto: Carina Venzo Cavalheiro)

As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de novembro nos escritórios da Emater/RS-Ascar ou nos sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) ou à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), no caso da Expodireto Cotrijal. O secretário da Seapdr, Covatti Filho, destaca que “a Expodireto e a Expoagro são duas das maiores feiras com participação da agricultura familiar em nosso Estado, com ótimas oportunidades de comercialização e divulgação dos excelentes produtos de nossos empreendedores”.

O assistente técnico regional e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Olívio Pedro Faccin, avalia que esse espaço de comercialização é importante por possibilitar que os expositores troquem experiência com os demais expositores e consumidores que frequentam a Feira. “Funciona também como uma vitrine para a agroindústria e seus produtos, possibilitando estabelecer contato com possíveis compradores pós evento, além de possibilitar boa rentabilidade aos produtores com a comercialização dos produtos diretamente ao consumidor”, diz.

Ao todo serão disponibilizadas nas duas feiras espaço para cerca de 360 agroindústrias famílias. “É possível se inscrever para as duas feiras. Contudo, a agroindústria selecionada para uma feira só poderá participar na outra se sobrar vagas”, frisa Faccin. A seleção das agroindústrias que participarão das feiras será feita pelo Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Seapdr.

Expodireto Cotrijal

A Feira acontece de 2 a 6 de março de 2020, em Não-Me-Toque. Serão disponibilizados 182 espaços para as agroindústrias familiares.

Em 2019, participaram da Expodireto Cotrijal 182 expositores, sendo 142 de agroindústrias e 40 de artesanatos, plantas e flores. O espaço contou com emprrendedores de 116 municípios e registrou um volume de vendas de R$ 1.052.000,00.

Expoagro Afubra

A maior feira voltada à Agricultura Familiar do Brasil acontece em Rio Pardo, no período de 18 a 21 de março. Na edição de 2020, serão montados cerca de 180 estandes.

Em 2019 participaram da Expoagro Afubra 149 expositores, sendo 112 agroindustrias e 37 expositores de artesanato e plantas ornamentais. O espaço registrou um volume de vendas de R$ 792.500,00, apresentando um incremento de 25% comparado com a edição de 2018.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regionais de Soledade e Passo Fundo, com informações da Assessoria de Comunicação da Seapdr

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir