Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Fabiano de Abreu teve sua conta hackeada, soma prejuízos e há duas semanas sequer teve respostas do facebook

17 de fevereiro de 2020

Novo golpe de hackers no Facebook causa prejuízos de até 50 mil reais com impulsionamento

Um novo golpe no Facebook tem como alvo usuários com contas verificadas e causando transtornos a pessoas públicas e empresas com selo de autenticidade

Desta vez uma empresa vietnamita está sequestrando contas verificadas para promover produtos e serviços. Além disso, os golpistas utilizam as informações do cartão de crédito e de cobrança associados a conta para impulsionar campanhas no Facebook. Há relatos de prejuízos acima dos 50 mil reais com posts patrocinados pelos hackers usando contas invadidas.

O jornalista, filósofo e escritor Fabiano de Abreu teve sua conta verificada invadida pelos hackers vietnamitas. No entanto, apesar de inúmeras mensagens e apelos ao Facebook, duas semanas após o ocorrido, ele afirma que não obteve nenhuma resposta: “o Facebook não teve a menor consideração com a situação. Apesar de ter a conta verificada e ser um dos primeiros usuários da plataforma, sequer responderam. Agora meus dados estão vulneráveis e sendo usados por hackers que em meu nome promovem produtos usando meu crédito na plataforma, e nada é feito sobre isto. Coloquei os gastos que estavam fazendo em meu nome em disputa no PayPal, meio que mais uso como pagamento e, eles não levaram em consideração minha reivindicação e perdi a disputa. Um absurdo.” 

Facebook como ferramenta de trabalho

Fabiano conta que usa a rede social para fins profissionais e que não tem recebido suporte como cliente: “o Facebook age como se fosse um poder paralelo. Eles conseguiram o monopólio das plataformas e agora sequer tem uma central de atendimento a quem usa a mesma para fins profissionais, que faz campanhas publicitárias na rede social e investe dinheiro. Toda empresa com filial no Brasil que preste serviços ou venda produtos em território nacional deveria ter um atendimento ao cliente, um suporte. Eles estão fora da lei.” 

Fabiano de Abreu teve sua conta hackeada, soma prejuízos e há duas semanas sequer teve respostas do facebook

O que dizem os especialistas

Questionados sobre o caso, a Dra. Lorrana Gomes, proprietária do escritório de advocacia mineiro L Gomes Advogados, especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos, que presta serviço para o Fabiano e as suas empresas, explicou as implicações que isto pode causar: “O que aconteceu é extremamente grave, visto que o Facebook é utilizado para fins profissionais, inclusive as páginas possuem a característica dominante de serem usadas para publicações profissionais.  É cabível ação de dano moral e também material, no que tange às questões de a vítima ter o trabalho prejudicado, perder clientes (lucros cessantes) e ter diversos prejuízos devido às falhas da plataforma. Ademais, a reiteração com o problema na prestação de serviços, geralmente, eleva o valor indenizatório cabível em sede de dano moral.” 

Conta de Fabiano de Abreu após ser hackeada
Fonte: Press Global

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir