Segunda-feira, 30 de Março de 2020
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Chuvas esparsas
29°
17°
28°C
Não-Me-Toque/RS
Chuvas esparsas
Destaques

Secretaria de Saúde preparada para ações de saúde no período da Expodireto

Secretaria de Saúde preparada para ações de saúde no período da Expodireto
A Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque desenvolveu um Plano de Contingência para o caso de possível circulação de pessoas infectadas no município
28.02.2020 17h10  /  Postado por: helaine

A Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque desenvolveu um Plano de Contingência para o caso de possível circulação de pessoas infectadas no município

Como em todos os anos, a Secretaria de Saúde e a rede Hospitalar do município de Não-Me-Toque estão preparados para atender ao movimento gerado pela realização da feira Expodireto Cotrijal.

Nesta ano, em especial, a epidemia mundial do novo Coronavírus – Covid19, causa preocupação aos órgãos de saúde pública. De acordo com as diretrizes e orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque desenvolveu um Plano de Contingência para o caso de possível circulação de pessoas infectadas no município. Profissionais da Secretaria e dos Hospitais receberam capacitação na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde em Passo Fundo e nesta sexta-feira, dia 28, as coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde, da Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município receberam as instruções constantes do Plano, bem como profissionais das demais áreas envolvidas.

O secretário Marco Costa afirmou que todos estão preparados para, se necessário, identificar e tomar as medidas necessárias para evitar uma eventual disseminação da doença, desde a rede básica até a rede hospitalar local e regional. A vigilância sanitária municipal distribuiu material informativo e orientou estabelecimentos como hotéis e restaurantes sobre a adoção de medidas preventivas.

Especificamente com relação à feira, os profissionais que atenderão no Ambulatório estão preparados para identificar qualquer caso suspeito e a expectativa é de que tudo transcorra dentro da normalidade, uma vez que nas américas a circulação do vírus ainda é pequena, e os visitantes estrangeiros farão triagem alfandegária.

A Secretaria de Saúde ressalta que trata-se de uma doença respiratória semelhante a gripe e que todas as medidas de prevenção são comuns, ou seja, é importante observar medidas de higiene como lavar as mãos com frequência ou fazer uso do álcool gel, evitar tocas mucosas dos olhos, nariz e boca, cobrir o rosto ao tossir e ter cuidados com o compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Jaques Petry
Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque/RS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.