Segunda-feira, 30 de Março de 2020
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Parcialmente nublado
28°
18°
27°C
Não-Me-Toque/RS
Parcialmente nublado
Destaques

Campanha da Fraternidade aborda o “dom” e o “compromisso”

Campanha da Fraternidade aborda o “dom” e o “compromisso”
 Seminário em NMT apresentou temática da Campanha da Fraternidade para região pastoral de seis municípios
03.03.2020 19h38  /  Postado por: helaine

No cartaz da campanha, uma ilustração traz a Santa Dulce dos Pobres, brasileira canonizada em outubro de 2019

Por: Felipe Keller –  A Folha

O tema escolhido da Campanha da Fraternidade 2020 aborda a “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”. O lançamento da campanha em Não-Me-Toque ocorreu na Missa de Cinzas na quarta-feira (26 de fevereiro). A Campanha da Fraternidade é uma ação realizada pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma. A Campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O principal objetivo é despertar a solidariedade de todos os seus fiéis e também da sociedade brasileira.

A Arquidiocese de Passo Fundo, lançou a campanha no mesmo dia com uma coletiva de imprensa, com arcebispo dom Luís Weber, apresentando o tema escolhido e, também, o lema – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34) – que é, na prática, um convite para olhar para a dimensão do cuidado com a vida e, ainda, para a construção do bem comum. Para o arcebispo, o tema é uma oportunidade de descartar a diferença.

– A vida é o dom mais importante que temos. E a dimensão do compromisso mostra o fato de estarmos com os outros especialmente, da minha colaboração com os outros – complementa.

Na noite de sexta-feira (28 de fevereiro), no auditório da Paroquia Cristo Rei, aconteceu seminário da CF apresentado por uma equipe da Arquidiocese de PF.  Estiveram em NMT, representantes das paroquias da área pastoral composta pelos municípios de Ernestina, Tapera, Victor Graeff, Colorado e Selbach.

– O seminário apresenta o tema, elementos do assunto, material disponível, são estas lideranças multiplicadora em suas comunidades – comentou arcebispo Luís Weber

Segundo arcebispo, o seminário acontece em nove áreas pastorais. O tema da CF será desenvolvido nas aulas de catequese, missas, eventos, escolas e outros ambientes. A CNBB através de um conselho permanente estuda o tema a ser escolhido. O padre Laerte Reis também mobilizou os paroquianos para receber as orientações a serem seguidas durante o período da quaresma.

 Dom e compromisso

De acordo com a Arquidiocese de Passo Fundo, a proposta é estimular um pensamento voltado para a dimensão do cuidado entre as pessoas – seja nas relações de amizade, nas comunidades, nas famílias ou em quaisquer outros ambientes. Que o material disponibilizado pela campanha busca apresentar o sentido da vida que é proposto por Jesus Cristo e, a partir dele, propor atitudes de compaixão, ternura e cuidado em todas as relações humanas. Também destaca o tema para promover a vida – desde a fecundação até o seu fim natural -, o cuidado com a natureza, jovens e com as famílias.

Seminário em NMT apresentou temática da Campanha da Fraternidade para região pastoral de seis municípios

      

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.